sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Ferramenta de telecomunicação simula teletransporte

Através de um sofisticado óculos que projeta cenários de imersão digital, já é possível fazer chamadas telefônicas como se os interlocutores estivessem interagindo no mesmo ambiente.

Esta tecnologia é uma plataforma de telecomunicação inspirada no teletransporte e batizada de Arcah, desenvolvida pela empresa Ualah – start-up 100% brasileira. O diferencial da Arcah para outras tecnologias de imersão digital, é a capacidade de interagir em ambientes projetados vendo a si mesmo em 1ª. pessoa, o que aumenta a sensação de estar em outro ambiente. “Olhe para seu corpo e imagine que tudo a sua volta é uma projeção. Isso é o Arcah, a captura da imagem do seu corpo físico, vista em primeira pessoa, em diferentes ambientes projetados” diz Martin Ignácio Izarra, co-fundador da Ualah. Para interagir através do Arcah, o usuário deve ter o óculos de imersão digital, chamado de Imersor.

O sistema detecta o movimento das mãos dentro do espaço projetado possibilitando navegar pela internet, interagir em espaços projetados com outros usuários, como em reuniões de trabalho, encontros sociais, palestras e aulas particulares. “As pessoas que utilizaram o Arcah se sentiram imergidas dentro de um sistema e teletransportadas para um lugar diferente”, diz Léo Souza, co-fundador da Ualah. Segundo os sócios da Ualah, o uso de programas e aplicativos da internet e a telefonia VoIP são particularidades do Arcah que tornam o produto funcional, indo além do seu valor de imersão digital. A tecnologia Arcah já possui protótipo em funcionamento. Em Dezembro de 2009, será disponibilizada uma versão beta gratuita para o público com funcionalidades parciais e uso através do computador conectado a webcam.

Sem comentários: