quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Analfabeto genial


Erra feio, àqueles (poucos) que apóiam a ação contra o deputado federal Tiririca, na tentativa de impedi-lo de assumir o mandato conquistado, sob argumento de analfabetismo funcional, previsto na Lei Eleitoral.
            A gente precisa evitar um olhar estereotipado, preconceituoso, ou com aquela noção de que político bom e competente é o político apenas alfabetizado (letrado). Afinal, votar o analfabeto pode, mas ser votado não? A lei maior, que é a Constituição, tem uma cláusula pétrea que afirma que todos nós somos iguais perante a lei.
            Agora, o representante do Ministério Público Eleitoral pretende fazer um novo teste com o Tiririca, uma vez já ter provado ser alfabetizado e preencher os requisitos exigidos pelo TRE. Como diz um amigo: “Juro por todos os Orixás que esse promotor gosta dos holofotes da mídia e deveria se ocupar com questões mais relevantes para os cidadãos”. Completo, sem acrobacias verbais: seu raciocínio, com as vênias de estilo, é indigesto ou travesso, ou as duas coisas.
            Não à toa, diriam alguns, que Tiririca seja discípulo de ensinamento irreverente do Chacrinha: “Eu vim pra confundir, não para explicar”. A ousadia dá sempre certo. Como deu. Ele obteve, livre e espontaneamente, 1.300.000 votos. Isso despolitiza qualquer discussão injusta e equivocada. Principalmente, os que gorjeiam soluções capazes de contornar os escândalos de boa parte de nossos parlamentares.
            Há algo de desdém nessa visão. É preciso agir. Não dá mais para repaginar ou colocar curativos nesse tipo de atitude dasafortunada. A meus olhos, sem efeito infringente, pode-se até discordar da votação expressiva (voto de protesto/desencanto) de Tiririca, mas devemos ser justo e aceitar o resultado das urnas, respeitar a democracia e a soberania popular.
            Não sou juiz da consciência alheia, mas só que porta deficiência de visão – e uma boa dose de mediocridade – não consegue vislumbrar o valor da manifestação das urnas. No reverso: aplicar também o teste aos milhares eleitores de Tiririca, sabendo-se que eles podem votar, não teria assim efeito prático: só apontaria mais 1.300.000 analfabetos. Isso sim é quinquilharia pura!
            O grande fascínio da ficção é justamente poder alterar e distorcer a realidade à vontade. Que não é o caso. Tiririca ao questionar: “O que é que faz um deputado federal?”. Em seguida, responde: “Na realidade, eu não sei. Mas vote em mim que eu te conto”. Ora, beira o nonsense simplesmente achar que ele feriu o decoro ou a elegância de nosso Congresso. Não vejo com isso “deboche a democracia”, mas uma declaração de “Simplicidade Franciscano” de quem foi direto ao ponto...  Esse analfabeto é genial!!!

                                                              LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                                       (lincolnconsultoria@hotmail.com)

3 comentários:

Jeferson Cardoso disse...

Olá João Massapina!
Estou navegando pelos blogs paraibanos e conhecendo uma Paraíba contada pelos seus moradores, que até então não conhecia e estou encantado por esse Estado!
Bom final de semana!

“Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

Gostaria de lhe convidar para que comentasse o meu “A Cruel Vingança De Seu Ignácio”. Ok?
http://jefhcardoso.blogspot.com de blog em blog.

João Massapina - Blog's disse...

Caro jefhcardoso

Grato pela sua visita e simpatico comentário.

Obviamente que não deixarei de visitar o seu espaço. Obrigado pelo convite.

Saudações amigas

João Massapina - Blog's disse...

Caro jefhcardoso

Grato pela sua visita e simpatico comentário.

Obviamente que não deixarei de visitar o seu espaço. Obrigado pelo convite.

Saudações amigas