segunda-feira, 20 de junho de 2011

Primeiro ministro de Portugal sofre primeira derrota política no Parlamento, mas muitas outras se lhe vão seguir...

O deputado Fernando Nobre, indicado por Pedro Passos Coelho para o cargo de presidente da Assembleia da República, não conseguiu, após duas votações, obter o número de votos necessário.

O primeiro ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, do Partido Social Democrata (PSD), vencedor das eleições legislativas de 5 de junho, sofreu nesta segunda-feira a sua primeira derrota política ao falhar a eleição para a presidência da Assembleia da República do deputado independente Fernando Nobre.

“Analisados os resultados das duas votações para o cargo de Presidente da Assembleia da República, entendo não reunir as condições para me submeter a uma terceira votação”, disse Fernando Nobre no Parlamento.


Foi a primeira vez, nos últimos 35 anos, que um candidato a presidente do Parlamento não é eleito. O candidato do primeiro-ministro não conseguiu apoio dos deputados do CDS, partido que integra o governo liderado por Passos Coelho, nem dos partidos da oposição.


Na primeira votação, Fernando Nobre recebeu 106 votos favoráveis e na segunda 105. Para ser eleito, precisaria de 116 votos. O candidato não obteve sequer o apoio da totalidade dos 108 deputados do PSD.


Nobre, que encabeçou a lista (chapa) do PSD por Lisboa disse que continuará a exercer as “funções de deputado”. “Entendo que o país precisa de decisões rápidas e que continue a trabalhar”, afirmou.


Com a reabertura do processo de eleição do presidente da Assembleia da República e caso seja decidido proceder a novo escrutínio ainda hoje, as candidaturas terão de ser apresentadas até duas horas antes da eleição.


Os líderes das bancadas parlamentares decidiram que nova votação será realizada nesta terça-feira (21).


Portugal Digital

Sem comentários: