domingo, 11 de setembro de 2011

Discursos seguros

O discurso de abertura de António José Seguro teve todos os ingredientes de um bom discurso. Tinha que ser, aliás. Seguro sabe que a partir de sexta, acabou-se o conforto do partido, das caras conhecidas, das distritais, dos gabinetes e dos amigos. A partir de sexta, está exposto às luzes implacáveis da ribalta, de onde só sairá em glória ou desgraça. Não há meio termo. E Seguro cumpriu, ninguém o pode negar : foi um discurso inteligente, astuto, bem pensado, definidor das linhas gerais de uma estratégia politica, com um rumo para o Partido Socialista e, muito importante, críticas certeiras ao actual governo. Seria, em tempos de normalidade, um excelente discurso feito por um líder com boas qualidades.
O problema é que não vivemos tempos normais. Muito longe disso. E por isso esta estratégia, e este discurso, são claramente insuficientes para o momento que o país atravessa, e como Seguro em breve descobrirá, para o que vem aí. Foi um daqueles casos em que, para mim, o todo foi bastante menor que a soma das partes. A falta de urgência foi gritante, a falta de indignação para com a golpada – porque não há outro termo – que permitiu a subida da direita ao poder através da falência forçada do país, essa falta de indignação foi gritante. Acabou por ser o que mais me impressionou, essa aceitação, quase subserviente, às circunstâncias politicas que vivemos e de como aqui chegámos. Isto já para não falar na falta de carisma, que se tornava mais evidente a cada berro visivelmente estudado, e para ser sincero, um discurso demasiado longo mais revelador de falta de ideias claras, definidas e fortes do que de profundidade de pensamento. Mais de uma hora? Eu sei que o António José Seguro está contente por ser finalmente Califa em vez do Califa, mas caramba, via-se claramente que já ninguém o podia ouvir, e as ideias importantes, fortes e carismáticas transmitem-se em 20 minutos. E já agora: quem é que teve a magnífica ideia de relembrar a todos os socialistas, já para não falar dos restantes cidadãos, que ainda faltam mais de 1700 dias para se poder correr com este governo? Como grito de reunir as tropas, como fonte de energia e inspiração para o duro trabalho da oposição, era difícil fazer pior. Não há pressa, foi isso que se quis dizer? Isto já para não falar da banalidade absoluta de “as pessoas estão primeiro”, um slogan de instituição bancária, com o mesmo nível de sinceridade e imaginação destas. Foi mesmo o melhor que se lembraram, ou estava em saldo na Young & Rubicam?
E uma ultima coisa que me ficou na memória: eu sei que se calhar parecia bonito andar a exibir o apoio das velhas glórias fundadoras do PS, mas o que o gesto realmente transmite é uma tremenda insegurança, uma necessidade de atestado de qualidade para militante ver, e mais grave ainda, cola a imagem a tempos passados e a batalhas que já lá vão. Ser líder significa estar lá em cima sozinho, caso ainda não tenha percebido, pelo que mais vale ser o seu próprio homem, sem necessidade de se andar  a colar ao brilho dos outros. E, sinceramente,  já não estamos nos anos 80, embora a recuperação do antigo logotipo queira se calhar indicar umas tremendas saudades desse tempo. Já fui feliz aqui, não é?
Percebe-se portanto a estratégia de Seguro para ser primeiro-ministro: exactamente a mesma que o levou a secretário-geral. Trabalho de formiguinha paciente durante anos a fio, sem se expôr demasiado, sem entrar em grandes polémicas ou batalhas, evitar o desgaste prematuro, para depois esperar que o adversário caia de podre e aparecer como o salvador. De preferência o único. Pode ser que seja a estratégia correcta, que sei eu disto? Afinal, temos um governo com maioria absoluta que será protegido até ultimas consequências pelo Presidente da Republica, pelo menos enquanto o conseguir controlar. Mas temo bem que, como habitual, os acontecimentos se precipitem e apanhem Seguro totalmente desprevenido. Como a crise na União Europeia está prestes a entrar em velocidade Warp, creio que em breve descobriremos.
Como nota final sobre o que é realmente um grande discurso, revelador de um pensamento avançado, combativo, moderno, combativo, límpido, combativo, mobilizador, combativo, e com a crucial  – repito, crucial – desmontagem da narrativa dos partidos de direita (já referi a combatividade?),  fiquem com o Francisco Assis. Grande homem, grande pensador, grande orador. Subscrevo por inteiro, sem tirar nem pôr, tudo o que ele diz, de uma ponta à outra. É um dos melhores discursos que lhe tenho ouvido. Se alguma crítica lhe tenho a fazer, é só a necessidade de treinar e controlar aquela linguagem corporal e a velocidade do discurso. É que parece, aqui entre nós, que está sempre aflito para ir à casa de banho. E isso distrai um bocadinho.

In: Aspirina B

Sem comentários: