terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A doideira tomou conta do Portugal politico


Quem olha hoje para o chamado Portugal politico, só pode ter uma única analise que é a de uma completa doideira que tomou conta dos portugueses.
Na mais recente pagina da longa historia da politica portuguesa, surge agora a versão da oposição que faz oposição a própria oposição, e se não é realmente assim, então exista alguém que me venha desmentir factualmente, e provar o contrario de tudo quanto esta perante os nossos olhos. 
O PCP surge a cabeça da doideira, ameaçando com a apresentação de uma moção de censura ao governo liderado pelo autentico energúmeno politico e social José Sócrates. Uma moção não se ameaça... ou se apresenta ou não se apresenta, para não parecer a versão do agarra-me se não eu bato-te... Uma moção como esta do PCP, caso a venha a apresentar, esta desde logo votada ao fracasso, porquanto, o PCP não tem manifestamente espaço politico suficiente e argumentos convincentes para levar atrás de si os restantes partidos da oposição, não alinhados com as politicas socratinas.
Assim; e no imediato, a questão de um possível abate do governo de Sócrates, por via de uma moção de censura esta colocada de parte, e só vamos assistir mesmo a uma encenação teatral para gastar tempo e dinheiro ao País, além de animar um pouco os portugueses que tão deprimidos emocionalmente andam, graças as politicas levadas a cabo pelo tal governo socratino. Os jornais e as redes televisivas agradecem o disponibilizar de tema para encher papel e tempo de antena...
Mas eis então que surge o BE, com mais uma das suas brilhantes e patéticas ideias, lançando a iniciativa de uma Moção de Confiança, ou coisa muito parecida, e que regimentalmente tem precisamente os mesmos efeitos práticos da Moção de Censura. Ser[a assim como trocar um seis por meia dúzia...
Esta tomada de posição do BE tem como únicos objetivos por um lado a marcação de terreno politico face ao PCP, e por outro; a manifestação de mais um ataque ao Partido Socialista, partido que o BE imaginou um dia poder deglutir percentualmente, na chamada faixa de militância de estrema esquerda. Já o jogo do come-come relativo ao PCP, está liquidado, por ora, face a um esgotar de liminares que atraiam mais ex-militantes e novos dissidentes da linha comunista oficial. Direi que por agora a sangria esta estancada na Soeiro Pereira Gomes.
Objetivamente o BE tem tanto ou ainda menos espaço politico e influencia social que o PCP, e por essas mesmas razões, se degladiam um com o outro, tentando encontrar quem comande o espaço politico, e precisamente por essas mesmas razões de espaço, a tal moção XPTO do BE esta condenada a obter precisamente o mesmo resultado que a HWSP dos camaradas do PCP, ou seja; um retundo chumbo na votação em plenário da Assembleia da Republica, contando para isso com os votos contra do PS e as abstenções das restantes bancadas parlamentares.
Estas duas forças politicas, PCP e BE, são um caso serio na politica nacional, não pela sua capacidade de liderança em termos programáticos e de projeto politico, mas pelo contrário; pela sua falta de capacidade em termos argumentativos para com responsabilidades de se poderem afirmar algum dia como alternativa credível na politica nacional. São no fundo aquilo que eu apelido de partidos de “cacos” que de estilhaço em estilhaço lá vão mantendo a sua voz, mas que nunca jamais vão conseguir montar a peça na sua totalidade...
Perante este cenário de autentica rebelião e elegia a loucura, observamos um PSD liderado por um mandatário das economias de larga escala, capitaneadas por um Engenheiro Angelo Correia, que desquitado no momento mais alto do cavaquismo puro e duro, se tornou numa voz off que vai soando de quando em vez por entrepostas pessoas, uma voz saída das catacumbas dos interesses econômicos mais especializados que se possa imaginar, onde se incluem jogadas com empresas oriundas da Asia e outras latitudes continentais, dispostas a arriscar tudo para conseguir colocar as “patas” no território nacional, com ganhos acima da media e possibilidade de expansão para invadir o mercado comum europeu, e se possível ainda colocar uns dedinhos do pé em Africa.
Logo na porta ao lado, está um CDS/PP que as segundas, quartas e sextas, é realmente CDS/PP, vogando entre o populismo e a capacidade de argumentar contra tudo e contra todos, e ainda assim apresentar alguma proposta digna desse nome, mas que as terças, quintas e sábados não passa de um partido só CDS, com a bíblia numa mão e   voltado para as causas nobres da direita próxima do radicalismo mais profundo, e aos domingos, que deveria ser um dia para descansar, lança então uma amalgama de ideias para o ar, argumentando que é partido charneira na politica nacional, e que quer ser poder nem que para isso tenha que firmar um pacto com o diabo do PS, ou com os santinhos do pau oco do PSD. O poder é que conta, e como chegar lá isso não interessa, desde que lá consiga chegar. Paulo Portas dix...
São estas duas forças politicas afinal, que vão salvar o governo de Sócrates de um desastre anunciado. Desastre que só fica temporalmente adiado no congelador por mais alguns tempos, até que as maquinas partidárias estejam devidamente afinadas para levar a cabo uma campanha, onde se ira gastar mais umas avultadas verbas do erário publico, se sugar mais umas subvenções graças aos votos dos portugueses que ainda acreditam nestes políticos e os vão alimentando, e graças ainda a uma politica de faz de conta do Presidente da Republica que virou autentico corta fitas seguindo a boa imagem de referencia da que tínhamos a quando da nobre presidência de Americo Tomaz, o maior inaugurador de fontanários públicos da Europa e arredores...
As próximas eleições vão ditar, por certo, um país ainda mais dividido do que se encontra hoje, e as soluções vão ser exatamente as mesmas que temos no dia de hoje. e teremos amanha pela manha, e depois de amanha a tardinha, ou seja: o poder só vai servir para retirar benefícios a uns políticos e colocar lá outros a receber os mesmos benefícios que os anteriores, num ciclo infindável de delapidação do erário publico, mas sem o mínimo surgimento de projetos e soluções concretas para os problemas nacionais.
Duas moções com resultado final idêntico, num País dividido entre a loucura de uns e a doideira de outros, será aquilo que vamos ter pela frente nos próximos meses, com os portugueses candidamente observando o cenário, pagando os seus impostos, e conhecendo no bolso e no corpo as nuances de uma cada vez maior destruição das suas vidas.
A doideira tomou assim e conteúdo de Portugal, e não tem manicômio algum que possa acolher tanto doido por ai a solta... pois esat provado que a ninguém interessa derrubar Socrates e os seus rapazes.

João Massapina”

Sem comentários: