quinta-feira, 7 de julho de 2011

Quando não há assunto : Independência da Madeira, já!

“Perplexo” por José Couto Nogueira
A situação é de deixar qualquer um de boca aberta…

Em termos jornalísticos, é um bocado pobre fazer um artigo sobre Alberto João Mugabe Jardim. Quer dizer, quando não há assunto, é fácil ir buscar as declarações do soba da Madeira, que são sempre impressionantes e dão pelo menos uma manchete apelativa. Além disso qualquer publicação é um serviço que se lhe faz: é para aparecer que ele diz o que diz, e pelos vistos dá sempre resultado. Contudo, as últimas declarações de Mugabe Jardim levantam uma boa ideia.
O que aconteceu foi que o Flama, movimento independentista da Madeira, colocou várias bandeiras em locais bem visíveis do Funchal. Jardim foi do movimento quando ele nasceu, na época do 25 de Abril, por causa do susto dos madeirenses com o perigo comunista no Continente. E esta colocação, comemorativa dos 35 anos do movimento, certamente que não aconteceu sem a sua autorização, senão autoria. Oficialmente diz que não tem nada a ver com o assunto e acrescenta que também não os vai proibir:
“Se há casamentos gay, também pode haver pessoas que pensem a favor da independência!” E mais outra: “Se há partido comunista, também pode haver partido autonomista”.
O Flama quer um referendo sobre a independência da Madeira, mas Mugabe Jardim, que até gosta da ideia, acha que “neste momento não iria representar uma melhoria de condições de vida para os madeirenses.” Pois não. Sem o dinheirinho que vai daqui para a Madeira, certamente que eles ficariam pior. E nós, no continente, melhor.
Talvez seja a altura, agora que se estão a tentar reformas profundas do sistema, de fazer o tal referendo. Só que não como o Mugabe Jardim e os tipos do Flama estão a pensar.
Não senhor. Tem de se fazer um referendo sobre a independência da Madeira aqui no continente. Nós é que temos de decidir se queremos continuar a sustentar um regime paternalista que nos custa milhões, a troco de insultos do soba.
Aposto que o sim ganhava!
Ir ao blogue:
http://perplexo.blogs.sapo.pt/

Sem comentários: