sábado, 18 de outubro de 2008

TGV - EM QUEM ACREDITAR...?!

Bruxelas e a ADFER dizem, no mesmo momento e sobre o mesmo assunto, coisas opostas. Mais, o presidente da ADFER, como "especialista em combóios", diz que a ligação Porto-Lisboa não deve ser feita por ser um desperdício de dinheiro (mas nada diz das centenas de milhões de contos que já se gastaram na chamada linha do norte sem ter resolvido nenhum dos seus problemas...). O problema é que o quadro de decisão do TGV Lisboa-Porto não é de "especialistas de combóios" mas sim de políticas de valorização do território e de estratégia do País. E é neste quadro que a decisão tem de ser discutida para fazer sentido. Depois, entrem em cena os especialistas de combóios para tratar os problemas de combóios que essa decisão coloque. Mas neste sítio anda tudo ao contrário e os especialistas de combóios querem decidir da estratégia e da valorização do território...

O quadro de contradição entre a ADFER e Bruxelas cria dúvidas, claro. E na dúvida o melhor mesmo é perguntar a quem sabe: Prof. António Brotas, diga-nos o que lhe parece isto e como estão realmente as coisas...

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Presidente da ADEFER fala em desperdício de dinheiro

14-10-2008 8:50



A Associação Portuguesa para o Desenvolvimento do Transporte Ferroviário considera ser desperdício de dinheiro a construção da linha de TGV entre Lisboa e Porto e defende o seu adiamento.

Esta é, apenas, uma das críticas que o presidente da ADEFER faz ao projecto do Governo para a Alta Velocidade.

Arménio Matias insiste que a ligação Lisboa-Madrid deveria passar por Alcochete e estranha o atraso da obra em Portugal em relação a Espanha que iniciou o projecto na mesma altura.

Para este responsável, Portugal está muito atrasado quanto ao TGV, lembrando que tudo começou ao mesmo tempo - em 1988 - em Portugal e Espanha.

Nestas declarações, o presidente da ADEFER, diz que não concordar com o calendário proposto pelo Governo para o TGV em Portugal e considera que o projecto contém soluções dispendiosas e esbanjadoras. Na sua opinião, o plano poderia ser mais barato e mais eficiente.

Arménio Matias diz ainda que a linha deveria ter sido alterada depois da decisão de não se fazer o novo Aeroporto na Ota e sim em Alcochete, defendendo que a ligação Lisboa-Madrid e Lisboa-Faro deveria passar sempre por Alcochete.


Já quanto ao traçado Lisboa-Porto, uma prioridade para o Governo, este especialista em caminhos de ferro diz que não se deve fazer imediatamente pois isso é um desperdício de dinheiros públicos.

Cx/Paulo Neves

Bruxelas diz que TGV Portugal-Espanha está no «bom caminho»
Relatório anual de acompanhamento do projecto
2008/10/14 15:13Redacção / MD



Custos serão mais baixos na parte portuguesa



O projecto de eixo ferroviário de alta velocidade (TGV) que ligará Portugal e Espanha «parece actualmente estar no bom caminho, tanto a nível de programação, como de custos», indica o relatório anual de acompanhamento do projecto, divulgado esta terça-feira em Bruxelas, citado pela «Lusa».

O relatório aponta que «efectivamente, de acordo com os dados disponíveis, os custos serão mais baixos na parte portuguesa» e os prazos estão a ser cumpridos.

Segundo o documento, que foi elaborado pelo coordenador europeu do eixo ferroviário de alta velocidade do sudoeste da Europa, Etienne Davignon, adianta que «no que respeita à parte portuguesa da ligação, relatórios mais pormenorizados confirmaram os progressos registados entre o Porto e Lisboa e entre Lisboa e a fronteira espanhola (Caia)».

No entanto, o coordenador europeu aponta que há «algumas questões que merecem uma avaliação mais profunda», tais como o facto de o futuro aeroporto de Lisboa, em Alcochete, não ter ligação à linha de alta velocidade, o que «obrigará a um serviço expresso a partir do Poceirão no caso dos passageiros provenientes do Leste e do Sul de Portugal.

O coordenador recomenda ainda «que seja realizada no projecto a avaliação do impacto da mudança de localização do aeroporto da Ota», no caso específico da ligação Lisboa-Porto.

José Mateus Cavaco Silva at October 14

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