segunda-feira, 17 de agosto de 2009

2,5 milhões de desempregados no Reino Unido

O número de pessoas a beneficiar do subsídio de desemprego no Reino Unido atinge já 1,58 milhões, depois do anúncio feito ontem pelas autoridades britânicas de 24,9 mil novos beneficiários, a juntar aos já anteriormente existentes. A taxa de desemprego está nos 7,8%, a pior dos últimos 15 anos, e os desempregados são mais de 2,4 milhões.
O próprio ministro da Economia inglês, Peter Mandelson, admitiu já terem sido alcançados níveis "inaceitáveis" de desemprego. Os números da crise ultrapassam as previsões mais pessimistas e vão dificultar o cumprimento da meta estabelecida pelo governo de Gordon Brown de encerrar 2009 com um défice de 10% do PIB.

Dados oficiais mostram que o desemprego afectou mais 220 mil pessoas nos três meses até Junho, chegando aos 2,5 milhões.

O desemprego subiu sobretudo nas camadas mais jovens. Mais 50 mil jovens abaixo dos 25 anos ficaram desempregados, atingindo agora perto de um milhão de desempregados. Os jornais ingleses falam agora da “geração perdida” a propósito dos milhões de jovens que estão entre os mais afectados pela crise. Mais de metade dos empregos perdidos afectaram jovens abaixo dos 25 anos.

Sem comentários: