segunda-feira, 2 de junho de 2008

O MELHOR ALIMENTO

Vai aqui esta pergunta para você: qual o alimento que não se vê, não precisa mastigar e é dado de graça? Sacou? Claro que você sacou. Mas no custa nada dar, aqui, a resposta. Esse alimento é o oxigênio que respiramos de segundo a segundo, que nos energiza, que nem damos pela sua invisível presença. Você é capaz de saudar, num almoço, uma picanha ou senão uma feijoada. E depois dá aquele arroto. No entanto, o alimento a que estamos nos referindo se processa em silencio. Surge com a inspiração, o primeiro acto da respiração. Depois segue-se a expiração, quando, então, o oxigênio se transforma em gás carbono. Uma alimentação tão importante, mas que a grande maioria não toma conhecimento. A coisa funciona automaticamente.
Mas o que eu acho importante nesse alimento,imperceptível e fundamental para a nossa existência, é que ele nos é dado gratuitamente, de mão beijada. Já pensou se fossemos obrigados a comprar oxigênio? E se os ricos pudessem adquiri-los? E se precisássemos de máscaras para tê-lo? Ah, esse alimento é divino! Daí ser gratuito.
E saber que não sôo homem respira, mas tudo que é vivo. E é vivo porque respira. Quando a criança sai da pousada uterina e entra para a vida lá fora, ela chora. E chora, não de saudade da pousada. Chora pelo impacto do ar nos seus delicados pulmões. Se ela não respira, está morta. Respiração é vida.
Pena que esse ar tão precioso, tão necessário para as nossas vidas, vez por outra seja contaminado, poluído, envenenado.
Vamos respirar melhor. Vamos ás praias e aos parques. O ar da cidade está muito sujo. Isto sem falar nas fumaças que os fumantes jogam no ar, obrigando-nos a absorver o veneno da nicotina... Faz pena vê-los num leito de hospital, asfixiados, tossindo de fazer dó, com os pulmões comprometidos pelo enfisema.
Ah, como é bom respirar um ar puro!... De manhã, depois do cooper, não faço outra coisa. Respirar é um acto divino, sagrado. Em aventurados os que respiram bem. além do mais, o acto de respirar tem a sua conotação didática. A vida para ser bem vivida consiste num dar e num receber. Infeliz daquele que só deseja receber. Dar e receber, segundo o mestre Deepak Chopa, é uma lei. Lei da solidariedade. Ninguém pode, nem deve reter por muito tempo o ar que respira. Tem que devolvê-lo à Natureza.
E esta é a grande lição da vida. Respirar é se comunicar com o meio ambiente. Ninguém pode dizer: o oxigênio é só para mim, como fazemos com as outras coisas.
Vamos, portanto, às praias, aos bosques, aos jardins botânicos; melhor oficina de oxigênio não existe. Também pode ser qualificado de Universidade Verde, onde se aprende a respeitar a ecologia.

‘Carlos Romero’

Sem comentários: