segunda-feira, 2 de junho de 2008

QUEM DISSE QUE A TRADIÇÃO DO CHÁ VEM DA INGLATERRA?

Há quem diga que chá é tradição inglesa. Pois venham para a China, então, ver como esse povo gosta de chá. É impressionante. Talvez seja uma das tradições mais antigas da cultura chinesa, tomar chá. Há indícios de que os povos daqui já tomavam a infusão de ervas em água fervente há mais de 2.700 anos antes de cristo.
Em mandarim a palavra é exatamente a mesma: Chá. O “Te”, falado pelo inglês, espanhol e até francês vem de uma variação do dialeto do sul da China.
São dezenas de tipos diferentes de chás. Os mais populares são o verde e o preto. Mas há uma porção de chás que nem se imagina que tenha tradução para o português.
Há várias casas especializadas em vender chá e em servir também. Chá gelado também é muito consumido. Há inclusive garrafas térmicas que praticamente todo o mundo tem, para carregar durante o dia. Elas vem com uma rede metálica dentro, que separa a erva da água. As pessoas saem de casa cedo e vão carregando com mais água quente durante o dia. Basta entrar num táxi, que você vê a garrafinha de tiracolo.
Água quente também é outra coisa bem chinesa. As pessoas costumam servir umas às outras, especialmente quando faz frio. Os bebedouros, diferentes, que tem opção natural e gelada, na China tem opção de natural e quente.
Algo prático na hora de fazer miojo.

‘Extraído do Blog Direto de Pequim’

Sem comentários: