quarta-feira, 4 de junho de 2008

A TIMIDEZ – APRENDA A VENCER…

“Classificado como um tipo de fobia, o problema pode se transformar numa doença quando atinge um grau avançado de evolução”

Medo de falar em público e inibição de se aproximar das pessoas são alguns dos principais sintomas de uma das coisas que mais atrapalham a vida social, profissional e até pessoal de um homem, que é a timidez. Classificada como um tipo de fobia social, em um grau brando a timidez tinge praticamente todos os seres humanos, de acordo com as circunstancias do dia a dia. Esta constatação é comprovada cientificamente.
Segundo o psicólogo Elinaldo Quirino, quando atinge um estágio avançado, a fobia social em questão se transforma em doença extremamente prejudicial aos cidadãos. Conforme o especialista, uma das principais causas da timidez é o sentimento de inadequação, que faz com que as pessoas no se achem interessantes o suficiente para serem aceites pelos grupos sociais. “O medo de ser rejeitado é muito forte nesses indivíduos. Eles preferem se afastar do cenário social para não passar pela possibilidade de serem rejeitados”, afirmou Quirino.
Coordenador do Centro Psicológico do Controle de Estresse na Paraíba, Brasil, Elinaldo Quirino explicou que geralmente a timidez ainda está relacionada a problemas de auto-estima. Ele ressaltou que pessoas que se auto-avaliam negativamente têm medo de se expor socialmente, sendo presas fáceis para a fobia social em foco. Enfatizou, no entanto, que o estado de timidez é um comportamento normal de auto-defesa e de preservação.
Elinaldo Quiroga observou que uma preocupação que o tímido deve ter é quando ele chega ao ponto em que deixa de ser um individuo funcional e, consequentemente, de interagir nos meios sociais.
Nesse momento a timidez no ser humano passa a ser um problema de ordem psicológica e que precisa ser tratada à base de terapias. “Quando há prejuízos em qualquer área da vida da pessoa, então é necessário o tratamento”, salientou o psicólogo.

MEDO DE FALAR EM PÚBLICO

O medo de falar em público, característico dos indivíduos tímidos, é o segundo maior tipo de medo que afeta as pessoas, segundo o psicólogo.o primeiro, conforme ele, é o medo da morte. De acordo com o psicólogo, a pessoa falando em público se expõe mais do que em qualquer outra situação. “Se expõe aos olhares e opiniões de idéias de aspetos físicos, intelectual e social, e inda tem a possibilidade de ser alvo de indagações dos ouvintes”, destacou.

TIMIDOS LEVAM DESVANTAGEM

O colunista social Bernardo Virginio considera-se uma pessoa tímida ao extremo. “Sou enlouquecidamente tímido”, confessou. Ele lembrou que, antes, pensava que o acanhamento fosse por questão de insegurança. “Hoje vejo que no me considero uma pessoa insegura. Agora, não sei de onde se desencadeou esse problema, que é uma coisa que independe à minha vontade”, afirmou.
Fábio Bernardo Virginio revelou que; se tiver de ir a um restaurante, uma festa, ou a outro qualquer evento, onde se concentre muita gente, procura chegar cedo ao ambiente para evitar ser alvo de olhares”. Segundo ele, se chegar ao local sem ser cedo corre o risco de não cumprimentar ninguém.
De acordo com o colunista, até mesmo quando conhece uma pessoa nova a reação de timidez se apresenta. Fábio Bernardo Virginio relata que fica sem saber como falar ou como se apresentar ao novo conhecido. Por conta desse jeito de ser, Bernardo salientou que já foi prejudicado algumas vezes na sua vida. “Quem é tímido leva desvantagem em cima dos ‘cascateiros’, que são pessoas que têm um poder de persuasão maior”, comentou.

ENCARANDO OS DESAFIOS

Fábio Bernardo Virginio tem consciência de que é preciso lutar contra a timidez. “É necessário se trabalhar isso para vencer, sobretudo diante de adversários”, enfatizou, acrescentando que, dentro das suas possibilidades e limitações, vem procurando trabalhar de forma pessoal para vencer a timidez.

DICAS:

1 - Participar de eventos sociais, mesmo que passivamente, a exemplo de ir a uma festa e ficar na sua como observador.

2 – Aproximar-se de pessoas procurando escutar mais do que falar, observando o comportamento delas, para verificar que quase todas são tímidas.

3 – Aceitar a timidez como uma coisa natural e não como um problema, lembrando que no mundo tem lugar para os tímidos.

4 – Mesmo sendo tímido, procurar interagir com as pessoas. Comece melhorando o seu relacionamento inter-pessoal com as pessoas mais acessíveis, ampliando para as menos acessíveis.

5 – Caso se sinta prejudicado,é importante procurar um profissional para trabalhar a timidez e buscar, através de técnicas específicas, vencer a timidez.

6 – Freqüentar cinemas, teatros, grupos de dança de salão, participar de atividades filantrópicas,praticar desporto, entre outras ações, para desinibir.

‘Edivaldo Lobo’

Sem comentários: