quinta-feira, 30 de agosto de 2007

AS COISAS ESSENCIAIS NOS HOMENS...

"As coisas essenciais nos homens são as coisas que eles possuem em conjunto e não as que possuem separadamente"
- Chesterton -
Jean Monet, experiente fabricante de conhaque, e politico, sonhou um dia na possibilidade de vêr uma Europa unida, sem fronteiras.
Estava recordando que na 1ª Guerra Mundial - 1914-1918 - morreram 8,5 milhões de Europeus e que na 2ª Guerra Mundial - 1939-1945 - morreram 35 milhões de pessoas, e queria assim com o seu sonho tentar evitar a 3ª Guerra Mundial, pelo menos na Europa que tanto amava.
No dia 25 de Março de 1957, foi assinado o Tratado de Roma, e surgiu a Comunidade Economica Europeia (C.E.E.) ou Europa dos 6, com a Alemanha, França, Belgica, Holanda, Italia e Luxemburgo, já lá vão 50 anos.
Agora a Europa funciona a 27 Nações, e se aparentemente estamos longe de um 3º Conflito Mundial na Europa, não estamos assim tão perto da paz mundial, nem tão longe da Guerra Economica na Europa.
Hoje, uma nova forma de conflito, que sem provocar mortos directos, contribui para uma certa tomada de consciencia, abana a Europa, é o inicio da falencia social.
Com 490 milhões de habitantes, um PIB de cerca de 10 trilhões de euros, gerando 25% das riquezas mundiais e um universo de 23 linguas oficiais, a Europa neste seu novo formato esta à beira de iniciar a sua mais cruel batalha que é conseguir um desenvolvimento sustentado e integral, aliado a uma justiça social, que começa infelizmente, cada vez a desaparecer mais no espaço Europeu.
O velho Mundo foi severamente castigado no Seculo XX, esperemos que o Seculo XXI, não traga um novo tipo de conflito, para uma Europa que só vive, aparentemente em paz, à cerca de 62 anos!
"É preciso ter pelo menos um palmo de ilusão"
- Miguel Torga -
José João Massapina Antunes da Silva
22-04-2007

Sem comentários: