sábado, 3 de maio de 2008

OPORTUNIDADES PARA OS PROFISSIONAIS EXPERIENTES

A empregabilidade para os profissionais maduros e experientes tem sido difícil neste momento em virtude da competição com os jovens recém-formados que estão entrando para o mercado de trabalho.
Os profissionais experientes detêm toda uma bagagem de conhecimentos acumulada e que tem sido reciclada ao longo de muitos anos, fato que os mantém ativos na mesma empresa ou no mercado de trabalho.
Deve ser criada uma “simbiose”, que deve ser perpetuada em todas as empresas, de forma a favorecer todos os jovens, com vontade, garra e o conhecimento na tecnologia da informação (matéria que faz parte dessa geração), e os experientes, com as suas técnicas em desenvolver e apresentar conceitos e pareceres.
Esse binômio, sem dúvidas, contribui e continuará contribuindo para otimizar os conhecimentos operacionais da empresa, além de manter toda a história arquivada na memória dos que hoje estão a trabalhar na organização.
As empresas poderiam investir nessa possibilidade, mantendo nos seus quadros jovens competentes e contratando profissionais experientes como consultores independentes. Na elaboração dos relatórios gerenciais, por exemplo, a atuação dos mais experientes manteria a qualidade das informações, pois elas seriam desenvolvidas analiticamente.
Além disso, os custos da contratação de consultores mais seniores no seriam tão elevados, pois eles poderiam ser acionados como prestadores de serviço, sem custo com vinculo empregatício.
A imagem e a credibilidade são marcas registradas desses expedientes profissionais, que se mantiveram dentro de uma empresa ou que tiveram uma carreira auspiciosa por muito tempo.

‘Rocha & Coelho’

Sem comentários: