segunda-feira, 19 de maio de 2008

POR QUE SERÁ QUE OS CABELOS E AS UNHAS AINDA CRESCEM NO PÓS-MORTE

Parece mágico,mas é verdade. Pode, inclusivamente, parecer assustador, mas tem explicação cientifica. A resposta, conforme especialistas está nas células. Isso mesmo. Nas células. O tema é recorrente em filmes de terror: abre-se o caixão e depara-se com um defunto apodrecido com unhas e cabelos compridos.
Mas por qual motivo, afinal, o cabelo e as unhas continuam crescendo depois que morremos?
A morte cerebral ou parada cardíaca do ser humano é diferente da morte das células. Segundo os especialistas na matéria, as células ainda continuam vivas depois que a pessoa é considerada morta.
O corpo humano é composto por diferentes células e cada uma delas possui um tempo de viabilidade diferente, tanto que é possível fazer transplante de órgãos e mantê-los preservados após a retirada.
As unhas e o cabelo continuam a crescer após a morte, mas este estímulo pára algum tempo depois porque as reservas do organismo se exaurem.
É difícil estipular o tempo exato para o final do crescimento, e acredita-se que não exista uma diferença significativa entre os diferentes tipos de pessoas e peles.

Sem comentários: