“Nesta terça-feira, dia 20 de Maio de 2008, o cinema comemora o centenário de um dos maiores actores da sua história:
James Stewart, a imagem da ética.
Alguém especial um dia disse:
É um bom marido. Um bom pai. Um patriota. Um filantropo. Foi líder dos escuteiros. Obviamente que é, um actor genial: James Stewart”.
Uma história ilustra bem quem foi James Stewart. E um dia de 1941, o pai do actor, em Indiana, ligou para ele e disse: “Ouvi falar que você ganhou um premio. Mande-o para cá para eu o colocar na vitrine da loja”. E assim o Oscar que Jimmy venceu por “Núpcias de Escândalo” (1940) ficou anos a fio na vitrine da loja de ferragens do velho Alexander. Fatos como esse e papeis como os de “A Mulher Faz o Homem” (1939) e “A Felicidade Não se Compra” (1946) sedimentaram a imagem que se tem hoje dele: o bom moço definitivo de Hollywood, que, se estivesse vivo faria cem anos hoje.
Não é à toa. Jimmy já era um astro com o Oscar na vitrine da loja do pai quando se alistou no exercito americano, para lutar contra os nazistas na IIª Guerra Mundial – foi aviador, entrou em combates e terminou a guerra como coronel.
Ele se casou em 1949, aos 41 anos, com a modelo aposentada Gloria McLean – adotou os dois filhos dela, tiveram mais duas gêmeas e permaneceram casados e felizes até a morte dela, em 1994. Encabeçou um evento de caridade anual que rendeu milhões de dólares em donativos para um hospital infantil, desde 1982. e foi até um apoiador do escotismo!
Não é â toa que o publico só se lembra de seus papeis éticos e humanistas. Como o Ransom Stoddard, de “O Homem Que Matou o Facínora” (1962), determinado a levar a civilização a uma cidade sem lei do Oeste e não responder à violência com mais violência. Ou o George Bailey, que passa a vida ajudando os amigos e, numa hora de desespero, vê como seria terrível sua cidade se ele não tivesse existido. Ou Jefferson Smith, o líder dos escoteiros, alçado a senador sem saber que estava sendo usado em uma maracutaia – e enfrenta a corrupção com um discurso antológico.
Ele deveria ter ganho o Oscar aí, mas perdeu – por isso, é consenso que sua vitória pela boa atuação em “Núpcias de Escândalo” foi mais uma tentativa de se fazer justiça pela derrota no ano anterior. Os seus westerns com Anthony Mann, Winchester 73 (1950); e “O Sangue Semeou a Terra” (1952); “Um Certo Capitão Lockhart (1955) mostraram um tipo atormentado e obcecado.
A faceta obsessiva apareceu com destaque em dois filmes com Alfred Hitchcock, “Janela Indiscreta” (1954) e “Um Corpo que Cai” (1958). Era amigo dos diretores: com Hitchcock foram quatro filmes; com Frank Capra, outros quatro; com Anthony Mann, oito.
Entre os atores, seu grande amigo foj Henry Fonda. Começaram juntos a carreira nos palcos – Jimmy era formado em arquitetura, mas resolveu seguir carreira no teatro. Foram na mesma época para Hollywood e continuaram amigos por toda a vida, não por acaso, Fonda foi outro grande moço de Hollywood.
James Stewart fundamental
DO MUNDO NADA SE LEVA
(1938)
O primeiro dos três filmes em que Jimmy é dirigido por Frank Capra.
A MULHER FAZ O HOMEM
(1939)
Uma das suas grandes atuações, indicada para o Oscar, com Capra: Um senador honesto no meio da corrupção.
A LOJA DA ESQUINA
(19409
Estrela, com Margaret Sullavan, a comedia romântica de Ernst Lubitsch, refilmada como “Mensagem para Você”.
NÚPCIAS DE ESCÁNDALO
(1936)
Jimmy disputa Katharine Hepburn com Cary Grant. Perde a garota, mas ganha o Oscar de melhor actor.
A FELICIDADE NÃO SE COMPRA
(1946)
De novo com Capra, e indicado para o Oscar: o bom George descobre o que seria da sua cidade sem ele.
FESTIM DIABOLICO
(1948)
Primeiro dos quatro filmes em que é dirigido por Hitchcock: é o professor que descobre que dois alunos são assassinos.
WINCHESTER 73
(1950)
Este é o Western que é o primeiro dos oito filmes com Anthony Mann e onde também começa a interpretar o tipo atormentado.
MEU AMIGO HARVEY
(1950)
Quarta indicação para o Oscar, como o homem que diz ser amigo de um coelho gigante invisível.
O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA
(1952)
Aparece o tempo todo a maquiagem de palhaço no filme de Cecil B. DeMille.
MÚSICA E LÁGRIMAS
(1953)
Interpretou Glenn Miller na cinebiografia do bandleader dirigida por Anthony Mann.
JANELA INDISCRETA
(1954)
É o fotografo de perna quebrada, e que namora Grace Kelly, em um dos seus maiores clássicos, e de Hitchcock.
O HOMEM QUE SABIA DEMAIS
(1956)
Terceiro filme com Hitchcock, ele e Doris Day são os pais do menino seqüestrado por bandidos.
UM CORPO QUE CAI
(1958)
É o detetive que tem medo de alturas e se apaixona pela mulher que investiga, no quarto filme que fez com Hitchcock.
ANATOMIA DE UM CRIME
(1959)
Quinta nomeação para o Oscar, como o advogado que tenta defender o marido de Lee Remick de homicídio.
O HOMEM QUE MATOU A FACÍNORA
(1962)
É o advogado idealista que enfrenta a terra sem lei de uma cidade do Oeste, no filme de John Ford.
James Stewart - A Tribute
http://br.youtube.com/watch?v=AWx6rxLpnWQ
http://br.youtube.com/watch?v=kl_q8VMkxvk&feature=related
http://br.youtube.com/watch?v=blToNTt8DAs&feature=related
http://br.youtube.com/watch?v=AIEk-1g_D8A&feature=related
Trabalho realizado com o apoio de pesquisa de Renato Félix.
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