sexta-feira, 30 de maio de 2008

OS MISTÉRIOS DA ENTREVISTA DE SELEÇÃO

De todos os instrumentos utilizados num processo seletivo, a entrevista de seleção é considerada a ferramenta mais importante. Por meio dela é possível identificar se o candidato possui ou não o perfil adequado ao cargo e à cultura da organização.
É imprescindível treinar-se para as entrevistas. “Caso não pratique o candidato cometerá todos os tipos de erros. E mesmo sendo extremamente qualificado para o cargo, poderá não conseguir a vaga devido ao mau desempenho”.
Para começar, prepare-se para responder a perguntas básicas e que, certamente, estão presentes em todos os processos seletivos. São elas:

- Fale-me sobre o se maior sucesso profissional.

- Mencione o seu traço de personalidade mais marcante.

- Quais os principais resultados obtidos na sua carreira?

- Quais são as suas ambições para o futuro?

- O que você sabe sobre a nossa empresa?

- Por que você está procurando um cargo na nossa empresa?

- Que qualificações você tem que o fariam ser bem sucedido aqui?

- O que é mais importante para você no trabalho?

Existem hoje vários tipos de entrevistas: as já conhecidas, feitas pessoal e individualmente; as realizadas em grupo; pelo telefone; em Inglês; pela Internet, numa espécie de Chat, e até em restaurantes, durante um almoço. E se você está pensando que tudo isso é feito para te pegar de surpresa, acertou! A idéia é mesmo essa.
A entrevista pessoal é uma das técnicas mais eficazes e baratas que pode ser utilizada num processo seletivo. No entanto, ela não é tão simples como parece ser, ou seja, não basta simplesmente seguir um roteiro de perguntas pré-determinadas. É preciso ir além e ter a sensibilidade para captar o que não foi dito, é preciso sentir o que o candidato provoca no selecionador, é claro que não é possível avaliá-lo única e exclusivamente pela impressão causada, mas sem duvida a primeira impressão é fundamental em todo o contexto da avaliação. É através do contato com o candidato que o selecionador poderá “sentir” se ele está ou no compatível com o perfil exigido para o cargo em questão.
E sempre vale lembrar...
Algumas atitudes são básicas, como chegar por volta de cinco ou dez minutos antes do horário agendado, estar formalmente trajado e as mulheres, em especial, devem tomar cuidado com roupas e acessórios chamativos. Estar sorridente e confiante também são fatores importantes.
É fundamental que o candidato vá para a entrevista tendo argumentos do porquê deve ser contratado por uma determinada empresa, ou seja, em quê as suas qualificações podem contribuir para o desenvolvimento da organização e não o contrário. Esse é o ponto central do selecionador. Nesse momento, realizar uma pesquisa sobre a empresa é um recurso indispensável, pois ajudará o profissional a demonstrar o seu interesse pela empresa e consequentemente fazer parte da mesma.

‘Rocha & Coelho’

Sem comentários: