sábado, 3 de maio de 2008

RESILIÊNCIA – COMPETÊNCIA NECESSÁRIA NOS DIAS ATUAIS

Resiliência é a capacidade concreta de retornar ao estado natural da excelência, superando uma situação critica. Segundo o dicionário “Aurélio”: “é a propriedade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora de tal de formação elástica”.
Segundo Leonardo Grapeia “É a arte de transformar toda a energia de um problema numa solução criativa”
O estresse profissional é uma realidade observada hoje nas; mais diferentes áreas e setores do mercado de trabalho. Diferentemente do que muitos imaginam, não está restrito apenas a profissionais que exercem altos cargos em grandes empresas. O problema está presente, nos mais distintos níveis hierárquicos, em empresas de todos os portes. Isso se intensifica à medida que aumentam fatores como cobrança e pressão. Neste mundo globalizado, a pessoa resiliente representa um grande diferencial, pois o mercado procura profissionais que saibam trabalhar com altos níveis de cobrança. Esses profissionais recuperam-se e se moldam a cada “deformação” (obstáculo) situacional.
O equilíbrio humano é como a estrutura de um prédio: se a pressão for maior que a resistência, aparecerão rachaduras, como doenças psicossomáticas (gastrite, por exemplo).
O ser humano resiliente desenvolve a capacidade de recuperar-se e moldar-se novamente a cada obstáculo e a cada desafio. Quanto mais resiliente for o individuo, maior será o desenvolvimento pessoal, pois ele se torna uma pessoa mais motivada e com capacidade de contornar situações que apresentem maior grau de tensão.
Um individuo submetido a situações de estresse que tem a capacidade de superá-las sem lesões mais severas (“Rachaduras”) é um resiliente. Já o profissional que não possui esse perfil é o chamado “homem de vidro”, que se quebra ao ser submetido a pressões e situações estressantes.
Existem dois tipos de indivíduos, aqueles que nascem e os que se tornam resilientes. Todos nós podemos nos tornar resilientes. Seguem algumas dicas:

- Mentalizar o seu projeto de vida, mesmo que não possa ser colocado em prática imediatamente. Sonhar com seu projeto é confortante e reduz a ansiedade.

- Aprender e adotar métodos práticos de relaxamento e meditação.

- Praticar esporte para aumentar o ânimo e a disposição. Os exercícios aumentam endorfinas e testosterona, que proporcionam sensação de bem-estar.

- Procurar manter o lar em harmonia, pois este é o ponto de apoio para recuperar-se.

- Aproveitar parte do tempo para ampliar os conhecimentos, pois isso aumenta a autoconfiança.

- Transformar-se em um otimista incurável, visualizando sempre um futuro bom.

- Assumir riscos, ter coragem.

- Tornar-se um “sobrevivente” repleto de recursos no mercado profissional.

- Apurar o senso de humor, desarmar os pessimistas.

- Separar bem quem você é e o que faz.

- Usar a criatividade para quebrar a rotina.

- Examinar a sua relação com o dinheiro.

- Permitir-se sentir dor, recuar e, às vezes, enfraquecer para em seguida retornar ao estado original.

A resiliencia consiste no equilíbrio entre a tensão e a hibilidade de lutar, de atingir outro nível de consciência, que nos traz uma mudança de comportamento e a capacidade de lidar com os obstáculos da vida e do profissional.

‘Rocha & Coelho’

Sem comentários: