quarta-feira, 7 de maio de 2008

OS 7 ERROS COMPORTAMENTAIS NO SEU AMBIENTE DE TRABALHO

Acordar cedo, arrumar-se, enfrentar quilômetros de congestionamento e, enfim, chegar á empresa, onde acontecerá o convívio ao lado de pessoas totalmente diferentes, durante pelo menos oito horas. O dia-a-dia é árduo, por isso precisa, ao menos, ser prazeroso. Mas nem sempre é possível conviver harmoniosamente com os colegas, infelizmente. São personalidades, pontos de vista, jeitos e manias, tudo muito diferente. Quando não existe respeito, a boa convivência torna-se impossível.
Muitos passam anos incomodados com atitudes desmedidas de outras pessoas; outros não conseguem manter o silencio e reclamam do que não estão de acordo. Resultado: clima tenso e pesado por muito tempo em salas muito pequenas.

Por que isso acontece?

Algumas pessoas têm a tendência de agir como se estivessem sozinhas nas suas próprias casas. O rádio? É ligado e em alto e bom som. O telefone? Serve para ligações particulares, nas quais é possível saber as brigas, os segredos e a programação do fim de semana. O linguajar? É o mesmo utilizado para conversar no happy hour entre amigos íntimos – palavrões e termos impróprios para o ambiente de trabalho. Esses são apenas alguns exemplos dos erros comportamentais mais cometidos dentro das empresas. Erros capazes de desfazer equipes, criar climas tensos e diminuir a produtividade.
Os erros de comportamento são vários e seria até difícil quantificá-los. Mas existem alguns mais recorrentes, especialmente nos ambientes corporativos:

1 – Escutar musica sem fone, e ainda em volume alto;

2 – Utilizar o telefone para assuntos pessoais e ainda falar alto, atrapalhando as pessoas em volta;

3 – Utilizar linguajar impróprio para o ambiente de trabalho;

4 – Fazer comentários de mau gosto sobre os colegas ou subordinados;

5 – Abusar do poder;

6 – Não cuidar do ambiente comum;

7 – Não separar pessoal de profissional.

É bom lembrar que um ambiente corporativo saudável é aquele em que todos respeitam os espaços de cada um. Passamos muitas horas no trabalho e para sermos felizes devemos ter cuidados uns com os outros.

‘Rocha & Coelho’

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