quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

DICAS PARA UM BOM DESEMPENHO PROFISSIONAL

A importância de falar outros idiomas:

Na hora da entrevista o principal é manter a calma e não mentir. Se você não tem conhecimento suficiente do idioma, não tente enganar ou enrolar o entrevistador. Isso acaba prejudicando a sua imagem, inclusive para outras oportunidades que a empresa possa oferecer.
Procure um curso que possa oferecer conhecimento e fluência necessária para que fique seguro. Além disso, é importante manter-se em constante contato com o idioma, através da leitura de jornais, sites e chats.
Acesse o site da empresa em que pretende trabalhar. Se for uma que tenha o site em inglês e português, melhor ainda. Aproveite para entender o negocio da empresa, os concorrentes e produtos em inglês.
Analise a vaga pretendida. Veja quais as competências e habilitações que são requeridas e quais são as responsabilidades do cargo. Conhecendo os jargões mais comuns na área, você pode elaborar uma lista básica de palavras e expressões que poderão ser usadas na conversa.
Treine algumas construções de frases básicas até que as suas respostas soem espontâneas. Use um amigo ou parente que tenha conhecimentos do idioma para fazer as vezes de entrevistador. Se você achar necessário, grave ou filme a entrevista, para detectar possíveis erros de dicção e pronuncia.
Concentre-se na fluência oral. A entrevista não deve servir para impressionar o entrevistador, mas para demonstrar o seu conhecimento no idioma.
Evite palavras grosseiras e aquelas que você não domina.
Falar muito rápido pode atrapalhar, bons oradores conseguem manter a atenção de seus ouvintes através de recursos mais subtis, como pausas dramáticas e variações no tom de voz. Isto vale para o inglês também.
Não tente parecer algo que você não é. Se você tem um nível básico do idioma, deixe isso claro no começo da entrevista e treine expressões que correspondam a esse nível. Tentar adquirir a fluência que você não tem em alguns dias não é aconselhável, porque os bons selecionadores logo vão perceber a farsa.

Sem comentários: