sábado, 2 de fevereiro de 2008

PARADIGMAS

Já dizia o poeta que o mundo em que um indivíduo vive tem exatamente o tamanho da sua língua. A mensagem por trás dessa frase resume de uma forma bastante simbólica o que o titulo deste artigo quer dizer.
Paradigmas podem ser entendidos como filtros mentais através dos quis se torna possível a percepção e a compreensão da realidade que nos cerca. Essa noção é de extrema significância, posto que ela guarda na sua essência a assombrosa mensagem de que nem tudo que hoje é, para sempre será.
A percepção da realidade consiste na grande força motriz que vem ao longo dos séculos impulsionando o desenvolvimento tecnológico e cientifico da humanidade. Os grandes inventores, cientistas, artistas e personalidades ilustres da nossa historia, todos, de maneira incondicional, foram pessoas que não comungavam com os mesmos paradigmas que eram utilizados pelo resto dos seres humanos para entender a realidade em que viviam.
Ao tempo em que nos escravizam, por nos impor uma forma única de compreensão, dos fenômenos humanos, os paradigmas também são fundamentais para a construção de um equilíbrio necessário que nos permite desenvolver um padrão de convivência harmônica e profícua na busca pelo bem comum.
O problema é que quando esse padrão perdura, sem que seja admitida nenhuma outra forma de percepção da realidade, se instala no imaginário da sociedade uma ditadura dos paradigmas. E quantos desses exemplos nefastos já não se seguiram na história do mundo. A Pax Romana, o Nazismo, o Racismo, entre tantos outros.
Aquilo que antes era impossível de se admitir só passou a ser realidade porque homens como nós, se permitiram pensar diferente do paradigma dominante. Esses homens de certa forma criaram novas realidades, e atestaram que, em verdade, não existe realidade nenhuma, mas apenas uma realidade instantânea que se transmuta indefinidamente, na medida em que aumentamos a nossa limites e os do mundo que nos rodeia.
Sejamos dialéticos em relação aos pensamentos que divergem dos nossos. Admitir a possibilidade de haver uma outra maneira de se realizar uma determinada coisa que há anos é feita sempre do mesmo jeito, analisar uma situação a partir de vários ângulos, e principalmente tentar decifrar as mensagens codificadas que são transmitidas periodicamente através dos ventos das mudanças, são condições para se colocar na vanguarda da evolução do pensamento humano.
Os paradigmas podem ser a nossa salvação, mas também a nossa desgraça. Infelizmente, é através deles que insistimos em não levar a serio os problemas ambientais e sociais do planeta. E, definitivamente essa ignorância pode acabar nos custando a nossa própria existência.

‘Eudes Toscano Junior’

Sem comentários: