segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

MAIS TEMPO ANTES DO SEXO

Mulheres revelam que preliminares são fundamentais e querem beijos prolongados na boca e no corpo.

Para que tanta demora antes do sexo? Por que perder tempo com tantos abraços e beijos ao invés de ir direto ao ponto? Enquanto essas questões povoam a mente dos homens, as mulheres reclamam: as preliminares são essenciais, contribuem para o maior envolvimento n hora da relação e, consequentemente do casal. Elas revelam que gostam quando os homens esquentam o clima com presentes, e se demoram nas caricias mais ousadas e dão beijinhos em locais diferentes. As mulheres curtem quando os parceiros se interessam em saber quais os gestos que mais lhes agradam e conduzem as preliminares com atitudes carinhosas e subtis.

Valorizadas pelas mulheres, as preliminares tendem a ser deixadas de lado pelos homens, que preferem ir direto ao ponto. Isso tem gerado inúmeras discussões entre os casais modernos. O romantismo, fator tão adorado pela maioria das mulheres, parece que está fora do dicionário dos homens. Pelo menos é isso que elas dizem. Segundo o sexólogo Carlos Magno Alencar, as preliminares são muito importantes, principalmente para as mulheres, que têm a sexualidade voltada para o corpo inteiro, enquanto os homens têm a sexualidade dirigida mais aos seus genitais.
Homens que vão direto ao ponto, pulando as preliminares, estão fadados à solidão. “As preliminares são essenciais na hora do sexo, tanto para criar o clima como também para aproximar o casal. Só que os homens no têm por costume dar valor a isso e só pensam em transar, deixando de lado todo o prazer e cumplicidade que existe nessa hora”, reclamou a comerciante Bárbara Gouveia.
Para as mulheres, esse tipo de homem corre o serio risco de ficar sozinho o resto da vida, caso não mude a sua visão e o seu comportamento com relação ao sexo. “Quem é que vai ficar com um homem assim, que só pensa em chegar e transar, sem fazer um carinho, um afago, um cheiro? Infelizmente ainda tem mulher que possui o mesmo pensamento machista que muitos homens e por isso mesmo é tão infeliz no sexo. Somente uma mulher assim para querer um homem seco”, disse a estudante Maria Paula Gomes.
Segundo o psicoterapeuta sexual e presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Inadequação Sexual, Oswaldo Rodrigues, as preliminares têm a finalidade de preparar física e emocionalmente as pessoas para uma penetração. ”Se os parceiros passam grande parte do dia pensando nos seus desejos sexuais, é provável que essa preparação para o ato sexual aconteça rapidamente, mas o fato é que muitas pessoas ficam o dia inteiro envolvidas em outras atividades, como a sua rotina de trabalho, por exemplo. Nesses casos, o envolvimento para o ato no ocorre tão depressa. Se a finalidade é uma relação prazerosa, esse tempo de preparação é necessário”, explicou.
EXPONDO OS DESEJOS E VIVENCIANDO AS FANTASIAS
Inicialmente banalizada na relação, as preliminares são a chave para o sucesso do encontro sexual,pois são elas que levam o casal à excitação que irá por sua vez, levá-los ao sexo. E geralmente as pessoas encontram mais prazer nas preliminares do que no ato sexual em si. Oswaldo Rodrigues explicou que, normalmente os homens têm maior facilidade em fntasiar o sexo durante mais tempo ao longo do dia e as mulheres, não. Por isso, elas sentem um maior necessidade das preliminares, um mínimo de tempo para concentrar a sua tensão.
“Mas é engano pensar que os homens não vão encontrar uma receita de como proceder com a parceira e deixá-la rapidamente disposta. As atitudes e caricias escolhidas dependem das preferências do casal e, para que eles entrem em sintonia, é necessário priorizar uma boa comunicação”, esclarece, lembrando que ao longo da vida, os parceiros viverão sensações diferentes e que isso pode delimitar o que cada um vai chamar de adequado, prazeroso.
Assim, vale conversar com a companheira sobre as preferências dela e comentar sobre as suas. Às vezes, não é tão fácil descobrir do que ela vai gostar, seja pela pouca convivência ou porque nem todas conseguem verbalizar ou expressar claramente as suas necessidades e vontades. Daí a importância de estar sempre atento ao contato entre os dois, assim como os detalhes e demonstrações de satisfação.
SEM MEDO E SEM VERGONHA
Um relacionamento não é apenas sexo, mas sem ele, não há paixão ou amor que dure muito tempo. Por isso mesmo, as mulheres estão perdendo o medo e a vergonha e conversando abertamente com os seus maridos e namorados sobre os seus desejos e fantasias sexuais.
“Não podemos viver como as nossas avós, que viviam insatisfeitas n cama, mas que não abriam a boca para reclmar, com medo do que o marido pudesse pensar sobre ela. Hoje, com tanta luta por igualdade, temos que levar as nossas reinvindicações para a vida sexual também”, sentencia a cozinheira Rosângela Gomes.
Para a veterinária Yasmim Lisboa, somente um homem sensível pode entender a importância das preliminares para a mulher.
“Geralmente são homens que se entregam de corpo e alma num relacionamento, românticos e carinhosos, que sabem o valor exato do sexo numa relação e por isso, dão valor às preliminares. Não tem vergonha de falar e vivenciar o sexo de uma forma prazerosa, aproveitando cada minuto da relação, que não se restringe apenas à penetração, mas aos beijos, carícias, abraços, enfim”, disse.
INTIMIDADE DO CASAL
As mulheres curtem quando os seus parceiros se interessam em saber quais os gestos que mais lhes agradam e conduzem as preliminares com atitudes carinhosas e sutis, esquentando o clima de forma romântica. O dialogo também é um item muito apreciado por elas, pois aumenta a cumplicidade e intimidade do casal, tornando a relação mais harmoniosa e alegre. Essas qualidades básicas e muito importantes são consideradas pelas como o retrato do homem ideal e bom de cama.
“Um homem que sabe escutar os anseios e desejos da sua parceira, que sabe propor situações românticas e gosta de jogos amorosos antes da penetração é um sonho que poucas mulheres conseguem realizar, porque, infelizmente, eles só querem saber do prato principal. A entrada e a sobremesa são descartadas como se fosse uma perda de tempo”, disse a professora Daniela Mendes.
Segundo a psicóloga Denise Ferreira, o dialogo é muito importante, mas o homem também deve conhecer bem o seu corpo e pontos de prazer, como eles funcionam e quais as carícias que mais os estimulam e devem conhecer bem o funcionamento e segredos do corpo feminino. Somente assim, eles saberão estimular os pontos certos da parceira durante as preliminares e poderá usufruir melhor a relação sexual.

‘Alessandra Bernardo’

Sem comentários: