terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

PAZ

Era uma vez um rei que ofereceu um premio ao artista que pintasse o melhor quadro que representasse a paz. Muitos artistas tentaram.
O rei olhou todos os quadros, mas apenas gostou mesmo de dois e teve de escolher entre ambos.
Um quadro retratava um lago sereno. O lago era um espelho perfeito de altas e pacíficas montanhas á sua volta, encimado por um céu azul com nuvens brancas como algodão. Todos que viram este quadro acharam que ele era um perfeito retrato da paz.
O outro quadro também tinha montanhas. mas eram escarpadas e calvas. Acima havia um céu ameaçador do qual caía chuva, e no qual brincavam relâmpagos. Da encosta da montanha caía uma cachoeira espumante. Não parecia nada pacifica...
Mas quando o rei olhou com mais clareza, ele viu ao lado da cachoeira um pequeno arbusto crescendo numa fenda da rocha e nele, uma mãe pássaro havia feito seu ninho. Lá no meio da turbulência da água feroz, se instalara a mãe pássaro em seu ninho em perfeita paz.
O rei escolheu a segunda pintura e sabe porque?
Porque, explicou o rei, “paz no significa estar num lugar onde não há barulho, problemas ou trabalho duro. Paz significa estar no meio disso tudo e ainda estar calmo no seu coração”.
Este é o significado real da paz.

‘Brígida Brito’

Sem comentários: