segunda-feira, 17 de março de 2008

APRENDA A DIZER NÃO

“Especialista diz que é preciso aprender a “bancar” as conseqüências de emiti opiniões”

Mostrar amabilidade, se sentir querido e solicitado ou assumir uma postura que não desagrade aos outros, tentando muitas vezes evitar confusões e atritos. Estes são somente alguns dos motivos que levam algumas pessoas a estarem sempre dispostas a aceitar a opinião dos outros, fazendo tudo que lhe mandam e sempre dizendo sim.
A situação se repete em qualquer instância, seja no aspecto profissional, sentimental, ou em qualquer tipo de relacionamento. Independente de qual vivencia seja, o individuo quase nunca diz não e está sempre aceitando ou cumprindo tudo que lhe pedem, mesmo que não seja isto que está querendo fazer ou achando correto para a situação.
O psicólogo Sandoval Nóbrega diz que a dificuldade destas pessoas em impor o seu pensamento vem de um sentimento de baixa-estima que o faz sentir-se sempre abaixo das outras pessoas ou ter medo de “bancar” as conseqüências que a manifestação da sua opinião pode trazer. “Elas se acham sempre diminuídas e pensam que não dizer o que pensam é melhor para não desagradar á pessoa com que ele está debatendo”, explicou.
Ele lembra que quando esta situação se verifica no âmbito profissional, no entanto, a discussão assume um caráter social, pois é determinada muitas vezes pelo temor de represálias no trabalho. Sandoval explica que a dificuldade em rebater e até mesmo se negar a fazer algumas ordens superiores é constante,mas acima de tudo é preciso prevalecer a opinião pessoal.
“Muitas vezes temos que engolir algumas determinações que imaginamos não serem as mais adequadas, mas isso não quer dizer que seja preciso comprometer a nossa dignidade para satisfazer as determinações alheias. Se não é possível dizer não, é preciso pelo menos colocar a sua opinião sobre aquilo que está sendo solicitado”, afirmou o psicólogo.
Nas situações onde é preciso dizer sim, mesmo contra a vontade, Sandoval aconselha que isto seja feito depois de um período de reflexão. “Nos casos em que realmente seja necessário dizer sim quando se está querendo dizer não, a idéia é tentar no se sentir mal ou culpado com a situação”, ensinou.

“Já Engoli muitas reclamações”

O professor de música Fernando Medeiros Dias diz que é um exemplo clássico de pessoa que tem dificuldade em dizer no, principalmente no âmbito profissional. Ele diz que já teve que “engolir” muitas reclamações injustas e determinações que considerou inúteis, sem rebater pela dificuldade que tem de impor a sua opinião.
Ele acha que o “problema” é hereditário, pois acredita que o pai também tinha essas dificuldades na época em que era empregado. “Pelo que conheço do meu pai ele também deve ter tido muitas dificuldades de impor o que pensava. Atualmente ele está com um negocio próprio e acho que a escolha foi exatamente por causa disto”, disse.
Fernando diz que está pensando em procurar ajuda psicológica para tentar aprender a dizer não e responder às injustiças que diz passar diariamente. “Eu simplesmente ‘travo’ em algumas situações e não consigo revidar as injustiças que me são feitas. Por isso estou pensando em procurar ajuda psicológica”, afirma.
A ansiedade da estudante de publicidade Márcia Rejane, 26 anos, é de aprender a impor a sua opinião ao namorado. Ela diz que na maioria das vezes aceita os convites dele, mesmo sem estar querendo. “Ele gosta muito de praticar esportes e muitas vezes quer que eu o acompanhe até ao campo para ir treinar. Detesto, mas vou em 90% das vezes porque tenho medo de desagradá-lo dizendo que não estou afim. Sei que estou me anulando, mas faz parte do meu jeito de ser”, conta.
Apesar de tudo, ela se declara muito feliz e diz que nunca pediu para ele modificar a sua forma de agir ou declarou para ele a sua insatisfação. “Espero que ele perceba e se modifique por conta própria”, disse.

DICAS PARA SE IMPOR

1 – Admita, antes de mais nada, que é impossível agradar a todos durante todo o tempo. Há situações que, se você quiser ser você mesmo, terá que discordar de alguém, terá que dizer “não”.

2 – Não acredite que, se viver concordando com todos e fazendo tudo o que todos lhe pedem, você será a pessoa mais querida do mundo. Mentira, é mais provável que seja a mais esquecida nos bons momentos, pois estará cansada, esgotada, e reclamando de tudo o que fez.

3 – Não pense que se disser sempre sim aos outros você terá um reconhecimento incondicional, pois você acabará cometendo muitos erros por se sentir sobrecarregada e ansiosa para conseguir realizar tudo o que prometeu.

4 – observe as pessoas mais respeitadas e admiradas nos ambientes que freqüentamos, elas são capazes de olhar nos olhos dos outros e dizer sim quando querem dizer sim e não quando querem dizer não. Não mentem e não concordam só para agradar a alguém.

5 – Não lamente perder a simpatia de alguém das suas relações por você ter dito um não verdadeiro. Se isto aconteceu, creia que é alguém que não sabe respeitar os outros, você não terá perdido um bom amigo.

6 – Não aceite chantagens do tipo “Tinha a certeza que você ia fazer isso por mim, que você não iria me desapontar...”, “Só você pode me ajudar nisso, por favor não me diga não!”. Diga não sempre que algo lhe for pedido que não esteja de acordo com as suas convicções e com os seus princípios.

7 – Diga não com simpatia e sinceridade, sem agressividade ou falsas justificativas. Diga não com firmeza e determinação, e não volte atrás por medo.

‘Maria Christina Prado Alves’

Sem comentários: