segunda-feira, 17 de março de 2008

O MELHOR RESULTADO É O COLETIVO

As organizações hoje estão realizando semestralmente “avaliações de desempenho” dos seus colaboradores, com o intuito de redirecionar as suas performances e alcançar uma maior produtividade.
Em função disto foi observado que só as competências individuais como: foco em resultados, responsabilidade, comprometimento, etc, se não forem aliadas a um bom relacionamento interpessoal que facilite o trabalho do grupo, não atinge um resultado significativo para a organização.
Todas as melhores teorias em gestão de pessoas nos levam a concluir que a performance superior de um time só é obtida a partir de três bases de sustentação praticadas continuadamente, ou seja:

- HUMOR: Um clima alegre, aberto, participativo, torna o ambiente feliz e agradável, e assim a rotina e os desafios tendem a pesar menos.

- AMOR: Gostar do que faz, do lugar onde faz e, principalmente, com quem faz o trabalho é uma grande fonte de sinergia, pois leva as pessoas a encarar as conquistas do grupo e as dificuldades de um jeito positivo e com possíveis soluções.

- SIGNIFIADO: Quando a equipa percebe que o trabalho realizado torna a imagem do grupo forte, e, portanto, os resultados do grupo são mais poderosos do que o desempenho individual, passa a existir uma cumplicidade maior.

Hoje o centro de atenção de qualquer gestor, é unir as competências individuais as competências coletivas.

‘Rocha & Coelho’

Sem comentários: