segunda-feira, 17 de março de 2008

AUTOMASSAGEM PARA ALIVIAR DORES

Se você tem alguma dor, antes de tomar um analgésico, tente a automassagem. Além de ativar a circulação local, ajudando a diminuir a dor, a técnica contribui para restabelecer o fluxo energético. “Segundo a Medicina Chinesa, quando a energia não flui bem pelo corpo, a dor e as doenças podem aparecer”, explica o massoterapeuta Frank Kimura. Aqui, ele ensina técnicas para aliviar cólicas, dor de cabeça, dor nas costas, dor nos ombros e no pescoço e sensação de peso nas pernas.
Antes de começar, preste atenção nestas recomendações:
- A respiração correta é muito importante. Durante a automassagem, tente a respiração abdominal, inspirando o ar e fazendo com que ele chegue até á barriga. É bom para relaxar.
- Se possível, escolha um ambiente tranqüilo e mantenha os olhos fechados ao realizar os movimentos. Segundo Frank, o objetivo é aumentar a percepção corporal. “Os movimentos devem ser feitos até que o desconforto vá embora”, ensina ele.
Dor de cabeça: pressione o canto interno de cada olho durante alguns segundos usando os indicadores.
Dores de pescoço e ombros: pressione o braço a cerca de quatro dedos acima do punho. Repita a operação no outro braço.
Dores de costas: encaixe os polegares naqueles “furinhos” que ficam na altura do quadril, nas laterais da coluna e pressione.
Cólicas: pressione o ponto que fica entre os dois primeiros dedos dos pés.
Sensação de peso nas pernas: segure a perna logo abaixo do joelho e pressione, descendo em direção aos tornozelos.

‘Brígida Brito’

Sem comentários: