segunda-feira, 17 de março de 2008

O SOL DA MEIA NOITE

Quem não gostaria de percorrer um super-recortado litoral com belas paisagens naturais e cidades encantadoras. Quem não gostaria de ver um sol especial, o da meia-noite, clareando, no verão, as madrugadas.
Muitas pessoas sonham em aportar nesse lugar, um dos mais setentrionais do Mundo. Sonham com esse país europeu com formato geográfico longo e estreito, semelhante ao do Chile. Esse lugar tão longe é a Noruega.
O traçado geográfico da Noruega é impar, com o seu labirinto de fiordes, partindo do porto de Bergen, ao sul do país, até ás ultimas cidades do extremo norte. Por isso, o espírito de navegante é ínsito do povo norueguês, entendedores de ventos e mares, desde o fim do século 8 d.c.. Daí porque a forma mais adequada de conhecê-la é navegando por suas baias e estreitos, formados por antigos glaciares.
Dentre as cidades a serem visitadas, destacam-se Bergen e Trondheim. Aquela por seu Píer de Bryggen, declarado patrimônio da humanidade, pela UNESCO, em 1979; por suas construções seculares, como castelos e igrejas; pelo Fisktorget, o famoso mercado de peixe; por suas antigas casas que datam de 1070, preservadas ao longo dos séculos. A última cidade é escala importante, por abrigar a catedral Nidaros, a maior da Noruega.
A Noruega integrava o grupo dos países pobres. Em 1970, ao ser descoberto um campo de petróleo e gás no seu litoral do Mar do Norte, passou à categoria de país rico, com excelentes condições de vida e alta evolução cultural e social.
Os 4,5 milhões de noruegueses vivem no extremo norte do planeta, espalhados num território de 325 mil quilômetros quadrados (pouco menor que o Estado do Maranhão no Brasil). Arraigados às suas tradições, os noruegueses respeitam as suas leis e o direito à tranqüilidade própria e a dos outros.
A cobrança rígida de vida austera no os torna irritadiços ou frustrados; pelo contrário, não afeta a sua maneira alegre e risonha de ser. Também pudera com aquela dádiva do sol da meia noite, a iluminar as madrugadas das cidades do seu país que ficam além do circulo polar!

‘Onélia Queiroga’

Sem comentários: