quarta-feira, 9 de abril de 2008

O CINEASTA DOS ÉPICOS

“David Lean, completaria 100 anos no passado dia 25 de Março de 2008”

No Oscar deste ano, a melhor piada do apresentador Jon Stewart envolveu um ipod. “Estou assistindo a “Lawrence da Arábia””, disse ele. Os magníficos desertos de “Lawrence da Arábia” de 1962 são a assinatura visual de David Lean. O cineasta inglês, que estava na fase dos grandes épicos – havia feito: “A Ponte do Rio Kwai” (1957) e faria “Doutor Jivago” (1965), completaria cem anos na terça-feira dia 25 de Março de 2008. Na infância, era proibido de ir ao cinema, mas seu legado é de amor total pelas imagens poderosas, para serem vistas nas maiores telas possíveis, e nunca em um aparelhinho.
Lean era de família tradicional. Quando adolescente, começou a trabalhar com contabilidade, como o pai, mas arrumou um emprego em um estúdio de cinema em 1927. de servir chá, levar mensagens e carregar latas de negativos, ele chegou a montador em filmes de Anthony Asquith, como “Pigmalião” em 1938, e Michael Powell, como “Paralelo 49” em 1941. em 1942, obteve a primeira chance na direção, dividindo a função com Noel Coward em “Nosso Braço, Nossa Alma”.
Seguiram-se três adaptações de peças de Coward, a principal delas é “Desencanto”, uma das grandes historias de amor infeliz do cinema. De Coward, David Lean passou para as adaptações de Charles Dickens. “Grandes Esperanças” de 1946 e “Oliver Twist” de 1948, sedimentaram a sua reputação como cineasta.
A fase épica começa com “A Ponte do Rio Kwai”, estrelado por seu ator assinatura, Alec Guinness. Com locações no Ceilão (hoje, Sri Lanka), o filme reproduziu um episodio da II Guerra Mundial e ganhou sete Oscares, incluindo filme e direção. O filme seguinte foi o monumental “Lawrence da Arábia”. Foi uma aventura: Lean levou toda a sua equipe para os desertos de Marrocos e da Jordânia e as filmagens duraram 20 meses. “Quando aparecem homens em camelos no horizonte, somos nós mesmos ali”, disse o ator Omar Sharif num extra da edição em DVD, mostrando o perfeccionismo do diretor.
O filme foi cortado depois da estréia e cortado mais ainda no relançamento de 1971. em 1988, o próprio Lean participou da restauração à metragem original, para um novo lançamento. Foi em “Lawrence da Arábia” que o diretor começou a parceria com o roteirista Robert Bolt, o fotografo Freddie Young e o músico Maurice Jarre. Novamente foram sete Oscares, incluindo filme e direção. Peter O’Toole não ganhou,mas tem uma das melhores atuações da historia.
A música de “Lawrence da Arábia” é tão famosa quanto a de “Doutor Jivago”, com o “Tema de Lara”. O filme de 1965 mostra um triangulo amoroso entre Omar Sharif, Julie Christie e Geraldine Chaplin, que se passa na Rússia da época da revolução comunista e, irritando esquerdistas, fez grande sucesso. Os desertos agora são os gelados, com locações na Finlândia.
Cinco anos depois, veio “A Filha de Ryan”, que não teve a mesma repercussão. O time, com Bolt, Young e Jarre era o mesmo, mas o belo filme não foi sucesso nem de público nem de critica. Lean só lançou um novo filme em 1984, com “Passagem para a India”. Ele escreveu o roteiro e também montou o filme, e as reações foram bem diferentes, com critica e público.
Lean morreu de câncer em 1991, quando estava perto de começar as filmagens de “Nostromo” uma adaptação de Joseph Conrad. Seu refinamento faz falta hoje, tanto que, quando o British Film Institute elegeu os cem maiores filmes britânicos de todos os tempos, entre os cinco primeiros estavam três filmes de David Lean.

‘Renato Felix’


http://www.youtube.com/watch?v=3bNpGkjV6sI

http://www.youtube.com/watch?v=DJwv7AVOuD8&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=bSlq1CNQwEc

http://www.youtube.com/watch?v=XC2Bk8f8plU&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=3X-Q4nmYqc4&NR=1


Eu nasci em 1962, consegui ver tudo isto, graças a David Lean.
Só posso dizer que foi alguém que me fez passar a amar o cinema.
Estaras junto da estrela mais brilhante do ceu. Eu sei!
Obrigado David! Obrigado...

João Massapina

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