quarta-feira, 16 de abril de 2008

APARÊNCIAS

Vi certa vez em algum lugar a seguinte frase:
“Não confie nos homens só pelos seus cabelos brancos, os canalhas também envelhecem”, mas acho que nunca dei importância, afinal, sempre acreditei nas pessoas. Com o passar dos tempos, me deparei com circunstancias que me levaram a conflitantes reflexões e pude constatar que as aparências do ser humano são verdadeiramente traiçoeiras. Algumas pessoas não são o que parecem ser a primeira vista e tudo se transmuda com um simples piscar de olhos. Assim, não adianta o inconseqüente do Hugo Chaves querer entrar para a história fazendo loucuras, não adianta o Bush achar que é dono do mundo, como também, não adianta você que está lendo esta coluna e que se encontra entroncado com algum poder, acreditar que pisando nas pessoas e manipulando a todos, vai conseguir ser feliz e amplamente realizado na vida. Na verdade, vamos todos parar na porta do céu... e aí, você acha que vai entrar?
Em nossa sociedade a coisa mais comum é você ser valorizado pelo que você tem e não pelo que você é. Portanto, para alguns não adianta você ser um bom conjugue se não morar na melhor casa. Não adianta ser um bom profissional se no tiver prestigio político e carro do ano. Não adianta ser honesto, se não vestir roupa de marca. Sim, nossa sociedade de tão moderna tornou-se ambiente fértil para o florescimento do lado escuso do ser humano! Como disse o colunista Adilson Luiz: “E nem tudo é aparentemente feio, previsível, identificável, óbvio. Ás vezes uma bela maça esconde vermes asquerosos e enervantes, enquanto um maracujá murcho apraz e relaxa”.
Tomei conhecimento que há alguns anos atrás, três jovens amigos e estudantes de uma mesma serie escolar e sala de aula, foram compelidos a redigir uma pequena redação versando sobre o corpo humano: “A cabeça é meio redonda e dura, o seu cérebro fica dentro dela e o seu cabelo em cima dela. O seu rosto fica na frente da sua cabeça onde você come e faz careta... Seu estômago é aquilo que muitas vezes dói e ronca quando você não come... Os seus braços você tem que ter para jogar a bola e também para alcançar a manteiga, na hora do café. Seus dedos saem de suas mãos para você estalar, tirar catota e somar quando estuda matemática. Perna é aquilo que se não tiver duas não pode correr rápido. Seus pés são aquelas coisas que você corre em cima e seus dedos do pé são aqueles que estão sempre dando topadas e fedendo a chulé. E isso é tudo o que há em você, exceto pelo que há por dentro, mas isso eu nunca vi”.
Um detalhe: Os três colaram entre si e hoje pertencem aos três poderes. Esta é a visão que se tem de cima para baixo.

‘Amadeu Robson Cordeiro’

Sem comentários: