quarta-feira, 16 de abril de 2008

AS QUALIDADES DO PROFISSIONL DO FUTURO

Veja as nove metacompetências do líder moderno:

1 – QI – Capacidade mental

Não pode haver competência/metacompetência sem inteligência. O líder precisa ser inteligente para tomar decisões, analisar os fatos, pensar estrategicamente e fazer julgamentos rápidos.

2 – Inteligência emocional

Uma das principais habilidades de um líder é ser capaz de enxergar além dos olhos e, principalmente, compreender aquilo que nem sempre é dito, além de relacionar-se de forma eficaz, embora em meio a evidencias dinâmicas pessoais.

3 – Conhecimento

Sem conhecimento não há metacompetência. Porém esse fator deve ser explorado em diversos níveis, não apenas no “arroz com feijão”.

4 – Crescimento

É transformar o conhecimento em capacidade para alçar vôos mais altos. Isto implica estar com a mente aberta para novas descobertas e possibilidades.

5 – Ego saudável

Entenda ego saudável como a segurança que poucas pessoas têm em reconhecer a sua capacidade e, ao mesmo tempo, aliar-se a outras com competências, também excepcionais, sem se sentirem ameaçadas.

6 – Apontar a direção

Só quem tem autoridade pode apontar a direção. Autoridade diga-se, no sentido de influenciar as pessoas e, consequentemente ser ouvido. Mostrar o caminho, mas deixar que cada um possa trilhar o seu próprio trajeto de desenvolvimento e crescer.

7 – Vender

São aqueles capazes de formar alianças com as pessoas, de forma direta ou indireta, criando um ambiente de alto desempenho,principalmente através do uso da palavra, de uma comunicação clara e transparente que não se mostre presa em procedimentos,mas em comportamentos voltados para as pessoas.

8 – Iniciar

São os que estão sempre ávidos por fazer mais e mais.
Impulsionadores de mudança, incentivadores, que trabalham com a sinergia da equipa para buscar maiores e melhores resultados, alicerçados em seus conhecimentos e habilidades.

9 – Relacionar-se

Imagine um metacompetênte sem a capacidade de relacionar-se. Seria um desastre. Um relacionamento se constrói pelo tripé: respeito, confiança e transparência.

‘Rocha & Coelho’

Sem comentários: