quinta-feira, 10 de abril de 2008

SONHOS E REALIDADES: A ESCOLHA DE UMA PROFISSÃO

O emprego formal acabou. Faltam vagas no mercado de trabalho. As grandes empresas diminuíram e muito o número de vagas disponíveis e são as pequenas, que tem gerado postos de trabalho. Ainda assim, a oferta de trabalho é infinitamente inferior à procura, além do fato de não preenchimento das vagas, em razão da baixa qualificação dos candidatos.
Noutros casos, a elevada qualificação dos candidatos, torna-se também um entrave.
Daí que:
Um grande entrave é o distanciamento entre o aprendizado do jovem e a realidade exigida pelo mercado. Deveria ocorrer um alinhamento entre as disciplinas e o mercado de trabalho e assim inspirar vocações, despertando talentos e desenvolvendo competências. A escola e a família devem propiciar ao aluno caminhos para o seu auto conhecimento e descoberta da própria personalidade e identidade. Fornecer informações qualificadas e estimular a reflexão, exercendo o mínimo de influencia possível.
“O que você vai ser quando crescer?”
Esta simples pergunta tem que ser feita, ajudando o jovem a despertar os seus sonhos e a capacidade de visualizar o futuro. A indagação resvala também nos pais e educadores, que precisam cada vez mais ter uma linguagem única, para neste momento crucial do jovem, o apoiar a tomar uma decisão e não de forma acomodada, fazer a sua opção profissional, apenas para, por exemplo, agradar á família.
Veja este desafio.

“Rocha & Coelho”

Sem comentários: