quarta-feira, 9 de abril de 2008

O EFEITO NARCÓTICO DOS PROBLEMAS

Adaptar-se a uma situação difícil dá muito mais trabalho que tentar resolvê-la.
Modificar determinadas situações pode ser muito menos trabalhoso que tentar adaptar-se a elas, você já parou para pensar nisto?
Os problemas parecem ter uma espécie de efeito narcótico que nos insensibiliza em relação a eles. É o que chamamos de “problecaína”. Criamos um tipo de capa protetora que isola a dor e nos permite sobreviver sem sofrer, é verdade, mas tem que também não resolver a questão. Esse efeito anestésico nos tira a clareza de raciocínio e nos priva de usar nossa maior virtude: a inteligência. Isso acontece na vida pessoal e profissional. Nas empresas, gestores de todos os níveis ficam anestesiados pelos problemas e acabam por se conformar com eles, como se fossem rotina.
Preste atenção aos itens abaixo e fuja do efeito “problecaína”:

- Perceba os problemas que estão à sua volta. Se não fizer isso, a rotina vai engolir você e transformá-lo num daqueles profissionais que passam a vida se queixando do estresse, da pressão e do excesso de trabalho. Como conseqüência, vai ver sua carreira encolher juntamente com a sua empregabilidade.

- Analise as dificuldades antes de sair atacando seus efeitos. Caso contrário, ficará frustrado, pois elas não se resolverão.

- Entenda que as mudanças não acontecem por acaso. Se você não souber conduzir o processo, mobilizando as pessoas e garantindo que o resultado seja obtido, se desgastará e perderá o esforço que fez. No fim, a sua credibilidade poderá ficar abalada e você, provavelmente, se juntará ao time dos profissionais que dizem não ter sorte na carreira porque fizeram tudo certo, mas não conseguiram o resultado que esperavam.

‘Rocha & Coelho’

Sem comentários: