terça-feira, 1 de abril de 2008

A EVOLUÇÃO DA CARREIRA ESTÁ MAIS VELOZ DO QUE NUNCA

Experiência ou ousadia, o que pesa mais na balança quando se pensa no perfil dos executivos do topo organizacional? Há alguns anos, ninguém titubearia em cravar a primeira alternativa. No entanto, algo mudou no cenário e as posições mais seniores deixaram de ser privilégio dos profissionais grisalhos.
Uma nova geração está conquistando postos mais cedo do que a linhagem anterior, comandando equipes formadas por pessoas que, muitas vezes, já estavam na estrada antes mesmo do nascimento de seu líder. O que mudou?
A evolução tecnológica e a rapidez na troca de informações concorrem para a aceleração dos processos e impactam a evolução da carreira.
Em geral, os brasileiros, ao contrario da maioria dos europeus, ingressam no mercado de trabalho muito jovens e, aos trinta anos, acumulam cerca de uma década de experiência. No passado, era normal esperar 25 a 30 anos para alcançar uma posição de diretor-presidente. Hoje é possível fazer essa escalada em apenas 5 anos de atuação na empresa. Como as organizações estão mais simplificadas, com menos níveis hierárquicos, os profissionais têm maior chance de exposição. As companhias também estão focadas mais na competência do que no fator idade.
O que se espera de um presidente ou diretor de empresa?
Liderança, capacidade de motivar e agregar pessoas, carisma, habilidade de adaptação e outras culturas, compreensão do ambiente global e abertura para o novo.
O desafio atual é transformar inteligência em estratégia e informação em conhecimento.

‘Rocha & Coelho’

Sem comentários: