terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Poptrovadorismo (manifesto nº1)

Sendo pessoa, eu, nascido sem nome, depois batizado, magno ou mínimo, apenas Gustavo, corpo e juízo, mens sana in corpore sano, declaro: Abaixo a tirania dos acomodados! Precisamos espantar os males com o canto. Precisamos saciar, sim, a fome de fonemas, sons desencontrados, harmônicos ou dissonantes sons. Democraticamente, falar com a certeza de que nos verbos que vieram no princípio, nas palavras que descansam no passado, nos símbolos que transformam o ser humano, nas expressões que veremos no futuro, alea jacta est!
Saudações aos que sobrevivem tentando transformar pessoas em seres humanos, aos professores, artistas, pensadores em geral, que são torturados psicologicamente, todos os dias.
A palavra pode ser som. A palavra pode ser pátria. Pode estar na imagem de uma boca aberta, no olho escancarando a surpresa, no punho cerrado pela ira ou escandalizando a vitória. A palavra pode ser sentida numa expressão aparentemente sem lógica. Palavras representando sentimentos.
Música não é som. Música é um conjunto de sons e silêncios traduzindo e provocando sentimentos. Música é sentimento. Sentimento que provoca sentimento. Música que provoca música.
Palavra é música. Frases são conjuntos de sons e silêncios, vírgulas que afetam o ritmo, reticências suspendendo a idéia. Palavra provoca palavra. Música provoca palavra.
Todas as Línguas são válidas. Abaixo o atraso que busca uma perfeição que não existe! Não temos defeitos: somos imperfeitos, mesmo. Eis nossa grande qualidade! Eis a natureza! Eis a perfeição!
O som da letra é sentimento, o sentimento é nota musical na simplicidade do que parece destoar, do que parece dissonante, numa brincadeira qualquer ferindo a escala, a escola, numa palavra nova, mutante. Todas as Línguas estão vivas, todas as linguagens são vivas!
Poptrovadorismo é cantar palavras e contar histórias através da música. Poptrovadorismo é unir a música da palavra ao som dos instrumentos, é música que usa o som como sílaba, nota a nota, palavra cantada que provoca o pensamento. Poptrovadorismo faz, quem canta frases e sons. “Cada cabeça é um mundo, um universo”, o que importa é cantar-traduzir-conectar novas mensagens nestes tempos nublados por uma “democratura”. Libertæ quæ seræ illusoria!
Gustavo Magno

Sem comentários: