terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Reformular a Internet

Quando foi criada, a Internet tinha outros objetivos (militares) e premissas. Com o tempo, a rede foi acumulando informações e muito tráfego. Hoje, os cientistas acreditam que a rede precisa ser repensada para poder continuar crescendo e atendendo seus propósitos.
Mesmo que a rede tenha experimentado evoluções, como a banda larga, os cientistas defendem a necessidade de uma reformulação, o que implicaria na substituição de equipamentos e softwares, para acompanhar os novos processos. A idéia é tornar a rede ainda melhor.
Os cientistas entendem que, em vez de criar paliativos para resolver cada problema, e corrigir a atual Internet com remendos, a nova proposta estabelece o redesenho do sistema para abrigar facilmente qualquer tecnologia futura, que venha a ser desenvolvida a partir de agora.
A nova Internet, a Geni, teria mais segurança pros usuários e seria especialmente mais confiável, oferecendo serviços que, hoje, são impossíveis dadas as suas limitações, como a realização de cirurgias remotas, com todos os recursos de uma simples videoconferência.
Segundo os cientistas, uma nova Internet funcionaria paralela à atual e a substituiria posteriormente, ou talvez alguns aspectos da investigação se aplicariam a uma reestruturação da arquitetura existente. Sua implantação deverá levar dez a 15 anos, até atingir sua plenitude.
- “Helder Moura” -

Sem comentários: