sábado, 19 de janeiro de 2008

LIÇÕES DE VIDA

Respingadas algumas curtas passagens com o devido respeito e vênia do livro “Lições de vida para famílias” de Maria Tereza Maldonado.

A oportunidade de estarmos inseridos em um determinado grupo familiar é uma abençoada oportunidade. Os laços familiares que hoje nos envolvem são aqueles que nos são necessários ao nosso crescimento e desenvolvimento moral e espiritual.
As dificuldades de relacionamentos, tão estranhas e inaceitáveis aos olhos do mundo, podem ter causa em factos pretéritos que escapam às nossas lembranças.Os filhos difíceis de hoje podem ser cúmplices ou vitimas de nosso passado equivocado. Podemos ter sido algozes ou aqueles que, pensando agir por amor, possamos ter-lhes desviado do bom caminho. Encontramo-nos hoje nesse grupo familiar não é obra do acaso, nem da desdita.
Eis ai uma nova chance de resgate e de reparação. Aproveitemo-la. Façamos a parte que nos cabe, nessa nobre tarefa que é viver em família. Sejamos dignos, honrando os compromissos que assumimos perante os homens, educando os pequeninos e educando a nós próprios. Vençamos os vícios que ainda azedam nossos dias e infelicitam nossos companheiros de jornada. Abandonemos a reclamação vazia e inócua. Superemos a preguiça e a omissão. Abracemo-nos e unamo-nos em prol desse objectivo tão importante e básico que é viver bem em família, a fim de que possamos conviver do mesmo modo com toda a humanidade. Pense nisso.
Escute com atenção antes de falar, tente entender o que a pessoa realmente esta dizendo, que pode ser muito diferente do que você acha que ela quer dizer.
Gentileza e boas maneiras são essenciais para construir um bom convívio familiar.
Aumente as opções de actividades prazerosas com seus familiares, conversar, brincar e jogar, ver bons filmes e passear, podem ser boas opções.
Demonstre o seu interesse em saber o que os seus familiares estão fazendo, experimentando ou descobrindo na vida.
Para evitar mensagens fortes e eficazes para seus familiares, procure ter coerência entre palavras, gestos e atitudes.
Se você diz não com muita freqüência, aprenda a dizer sim, com carinho. Se você diz sim demais, aprenda a dizer não sem culpa.
Tente criar, junto com seus familiares, maneiras eficazes de simplificar a vida para torná-la mais pacifica e prazeroza.
Aprender a tolerar frustrações e essencial para desenvolver paciência, compaixão e compreensão.
Cada membro da família precisa descobrir meios eficazes e saudáveis de descarregar as tensões inevitáveis do dia-a-dia sem maltratar os outros.
Os laços de sangue não garantem automaticamente a existência do amor, que precisa ser constantemente criado e bem cuidado ao longo da vida.
Por favor tente realmente fazer o grande favor de ser feliz...

Sem comentários: