terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Onde estão os solteiros?

O ser humano está cada vez mais independente, auto-suficiente e isto vem gerando grandes transformações na maneira de encarar a vida a dois e as relações familiares.

Nos últimos anos cresceu em 18% o número de pessoas que vivem sozinhas. O motivo? Tem gente que adora fazer o que quer e na hora que der vontade.

A cada dia que passa mais pessoas estão descobrindo os prazeres do "estar solteiro" e optando por morar só. Na verdade, o ser humano está se habituando, cada vez mais, a estar sozinho: conversa com os familiares ou amigos por telefone ou através de mensagens por e-mail, tem o controle da televisão só para si e pode ficar no micro quanto tempo quiser. Com menos tempo para sentar à mesa, os congelados e o microondas facilitam muito a vida de quem vive só.

Optar por levar vida de solteiro nada tem a ver com os tempos em que isso significava ser solitário. No entanto, a solidão ainda atormenta a vida de milhares de pessoas, ou porque não tem amigos, são tímidas demais ou tem dificuldade de abordagem. O corre-corre do dia-a-dia e a acirrada competição profissional levam homens e mulheres a trabalhar demais. Assim, se descobrem sozinhos tarde da noite ou no final semana o que acaba dificultando o relacionamento interpessoal.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 4 milhões de brasileiros moram só. Isso não quer dizer que vivam só. Homens e mulheres estão mais seletivos e exigentes na hora de buscar um novo par. Só se relacionam quando percebem que o outro respeita a sua individualidade e não interfere na sua independência. Muitos acabam namorando e até tendo um relacionamento estável e duradouro à distância, sem se casar.


Solteiros, por onde andam?

• Praticando esportes
• No curso de idiomas
• Na academia: quem curte cuidar do corpo e adora apreciar corpos sarados.
• Fazendo novo curso: visando crescimento pessoal e profissional.
• Freqüentando cursos alternativos: yoga, autoconhecimento e auto-ajuda.

Estar sozinho pode ser uma escolha. Muitos optam por mudar de vida após uma separação ou desilusão amorosa ou dedicação excessiva à vida profissional. Outros motivos que levam alguém a viver sozinho pode ser uma viagem, um curso de aperfeiçoamento ou até mesmo dificuldade de conhecer gente interessante e compatível para um novo relacionamento.

O aumento do número de pessoas que habita um domicílio unipessoal nos grandes centros urbanos é uma tendência mundial. Isso deve em parte ao grande número de divórcios, ao aumento da longevidade da população e em caso de viuvez , em geral, o outro cônjuge passa a viver sozinho, à "síndrome do ninho vazio" - quando os filhos saem de casa e ao crescimento das uniões informais, onde o casal decide optar por morar em casas separadas.

Os solteiros investem em seu próprio conforto e prazer. São muito exigentes em suas opções de consumo e ávidos por novidades. Adoram lançamentos, são extremamente dedicados aos amigos, viajam em grupos, canalizam a energia para o trabalho e à carreira.

Este segmento da população está sendo cobiçado pelo mercado. Desde a indústria de alimentos, supermercados, aparelhos eletrônicos, agências de turismo e construtoras vem lançando novos produtos de olho nesse filão.

Morar só, não dar satisfação a ninguém, decorar a casa do jeito que bem entender, entrar e sair sem dar explicações, ler até altas horas esparramado na cama. Mesmo que você ainda ache que estar sem um amor é o fim do mundo, relaxe. Tudo tem seus prós e contras. Basta conhecê-los.

Marlene Heuser

Sem comentários: