sábado, 19 de janeiro de 2008

QUE RAIVA!

Objecto: Informação do técnico de sanidade animal da cidade de Luanda ao Camarada Chefe de Sector

Venho por este meio comunicar ao camarada Chefe de Sector que em países vizinhos da Republica Popular de Angola se têm vindo a registrar alguns casos, por enquanto perfeitamente localizados, de raiva canina, que já provocaram vítimas mortais em alguns habitantes daqueles países.
Conhecendo-se a precária situação sanitária da cidade de Luanda e a cada vez maior deficiência dos nossos serviços de analise e prevenção a qualquer epidemia do gênero, notando-se também a anormal quantidade de caninos famélicos pelas ruas da cidade, rebuscando nos contentores do lixo a comida que lhes não é fornecida, tomo a liberdade de chamara a atenção do camarada, que a ser autorizada, poderia evitar um flagelo no nosso País.
É só no intuito de evitar pragas e doenças, de conseqüências terríveis para este heróico povo, que me permito também alertar a alta autoridade do camarada para o seguinte:
Alem do aumento indiscriminado de caninos que pululam à solta nesta cidade, que é impossível combater pois há muito deixaram de funcionar os chamados “carros de cães”, que faziam batidas pelas ruas a capturar os animais sem coleira nem atestado de vacina anti-rábica, que se juntam a matilhas de porcinos, ratazanas, palmípedes, caprinos e outros animais não identificados, vários populares se tem referido ao facto de que, na zona da Mutamba, um espécime da raça pastor-alemão, de aspecto subalimentado, perseguiu alguns passantes. Nunca se registou o caso de ele morder alguém, mas o seu aspecto geral e o facto de perseguir determinadas pessoas, cria suspeitas justificadas de que esteja a germinar a raiva dentro de si. Medidas adequadas deveriam e poderiam ser tomadas, pelo que proponho se exarasse o seguinte avisa à população, a ser transmitido por todos os órgãos de comunicação social:

Aviso:

“Avisam-se todos os proprietários de cães que do dia 01 ao dia 30 de Março, estarão abertos postos de vacinação anti-rábica para todos os caninos cujos proprietários os acompanhem, durante as horas normais de expediente. Os locais de vacinação são os seguintes: (A fixar depois de aprovação desta proposta). Avisam-se ainda os proprietários que a partir desta data todos os cães não identificados, levando coleira com o nome do dono e devidamente vacinados, serão capturados e abatidos nas 24 horas seguintes”.

Camarada Chefe, posso garantir que as condições estão para o efeito criadas. Devo mais informar que temos vacinas anti-rábicas em quantidade suficiente, embora em precárias condições de conservação (as geleiras estão quase avariadas e não há peças sobresselentes), o que exige uma solução de certo modo rápida para que não se deteriorem, temos quadros auxiliares suficientes e minimamente preparados para assegurar o bom trabalho dos postos de vacinação e, com a ajuda das forças policiais poderemos até lá organizar devidamente a captura de todos os canídeos não identificados.
Basta apenas que o Camarada Chefe autorize a afixação do presente aviso e me autorize accionar as necessárias medidas subseqüentes e já anteriormente descritas. Só quero insistir na urgência duma decisão.
Queira aceitar, Camarada Chefe de Sector, as minhas mais respeitosas

SAUDAÇÕES REVOLUCIONÁRIAS
Luanda, aos 2 de Fevereiro de 1980 – ANO DO 1º CONGRESSO
EXTRAORDINARIO DO PARTIDO E DA CRIAÇAO
DA ASSEMBLEIA DO POVO

O Técnico-Principal
(Assinatura ilegível)



Parecer do Chefe de Sector

Tomada em devida consideração a informação-proposta do técnico-principal de sanidade animal, estudada e analisada aprofundadamente e exaustivamente a questão, com a objectividade que caracteriza o caracter cientifico de analise do Marxismo-Leninismo, feita uma inventariação rigorosa dos meios humanos e materiais disponíveis, chegou-se neste Sector à conclusão, depois de consultadas as estruturas políticas, sindicais, associativas e recreativas de base que: a proposta é, não só de aceitar, como urgentemente, inadiável e a sua demora representará negligencia burocrática, o que no nosso País, “trincheira firme da Revolução em África” deve ser considerado crime doloso.
No entanto, por se tratar de assunto melindroso, a que convém juntar o maior numero de dados e ver todas as possíveis implicações, em particular as repercussões políticas em relação à população da cidade que pode considerar isso como uma volta às praticas do tempo colonial, deixo a decisão à alta consideração e ao critério sempre isento e competente do camarada Chefe de Departamento.
O mais importante é resolver os problemas do Povo!
A luta continua!
A vitória é certa!

Luanda, aos 15 de Abril de 1980 – ANO DO 1º CONGRESSO
EXTRAORDINÁRIO DO PARTIDO E DA CRIAÇÃO
DA ASSEMBLEIA DO POVO

O Chefe de Sector
(assinatura ilegível)


Parecer do Chefe de Departamento

Lida com toda a atenção atentiva a informação-proposta do sector de sanidade animal e até mesmo o parecer do seu chefe muito atenciosamente. Considerando o caso bastantemente importante e urgente insisto preciso tomar já medidas urgentes sem burocracias que entravam o processo produtivo.
Até já eu mesmo na Mutamba fui abordado pelo citado cão pastor-alemão que apesar de bonito me cheirou as calças, não sei o que procurava.
Porque o Partido já definiu como sempre com clarividência revolucionaria se deve prevenir a doença antes de lhe curar e a raiva é fenômeno intolerável na nossa sociedade rumo ao socialismo cientifico porque só os reaccionarios aqui no nosso riquíssimo País podem de andar raivosos. Porque todas as condições estão criadas dou o meu douto parecer de deve mandar publicar o aviso por todos os órgãos do corpo social.
Único problema estou ver é preciso mudar as datas que já estão antepassadas.
Mas como Director é para dirigir, envio à consideração superior.
O mais importante é resolver os problemas do Povo!

A luta continua!
A vitória é certa!

Luanda, aos 27 de Junho de 1980 – ANO DO 1º CONGRESSO
EXTRAORDINARIO DO PARTIDO E DA CRIAÇAO
DA ASSEMBLEIA DO POVO

O Chefe de Departamento
(Assinatura ilegível)





Despacho do Director


Não deve haver receio da opinião popular, se a decisão é justa. Autorizo. Accionar

Luanda, aos 05 de Outubro de 1980 – ANO DO 1º CONGRESSO
EXTRAORDINARIO DO PARTIDO E DA CRIAÇAO
DA ASSEMBLEIA DO POVO

O Director
(Assinatura ilegível)



Informação do Técnico-Principal de sanidade animal da cidade de Luanda

Acabo hoje de ter conhecimento do despacho favorável do Camarada Director, aprovando a minha proposta de 02 de Fevereiro do ano corrente.
Infelizmente, cumpre-me o doloroso dever de informar que, face ao tempo que decorreu, as condições humanas e materiais recolhidas se perderam. As vacinas deterioraram-se, devido às mas condições de conservação a que já fizera alusão na minha proposta; muitos dos quadros-operadores já arranjaram empregos noutros serviços que pagam salários mais elevados e até o cão pastor-alemão que o Camarada Chefe de Departamento conhece deixou de aparecer na Mutamba há meses.
É preciso pois fazer nova importação de vacinas, o que leva meses se não anos, bem como formar novo pessoal, o que o eterno problema dos salários.
Peço pois autorização para dar como anulada por inoportuna e impraticável neste momento a minha informação-proposta de 02 de Fevereiro de 1980 e que seja ssim anulado o despacho do Camarada Director de 05 de Outubro.


Luanda, aos 16 de Outubro de 1980 – ANO DO 1º CONGRESSO
EXTRAORDINARIO DO PARTIDO E DA CRIAÇAO
DA ASSEMBLEIA DO POVO

O Técnico-principal
(Assinatura ilegível)


Parecer do Chefe de Sector

Muito urgente. À consideração superior


Luanda, aos 18 de Outubro de 1980 – ANO DO 1º CONGRESSO
EXTRAORDINARIO DO PARTIDO E DA CRIAÇAO
DA ASSEMBLEIA DO POVO

O Chefe de Sector
(Assinatura ilegível)



Parecer do Chefe de Departamento

Confirmo a urgência. À consideração superior.
O mais importante é resolver os problemas do Povo!

Luanda, aos 20 de Outubro de 1980 – ANO DO 1º CONGRESSO
EXTRAORDINARIO DO PARTIDO E DA CRIAÇAO
DA ASSEMBLEIA DO POVO

O Chefe de Departamento
(Assinatura ilegível)


Despacho do Director


Anulo o meu despacho de 05 de Outubro de 1980.
Quando se fazem propostas, elas devem ser realistas e possíveis de aplicação. Censura registada ao técnico-principal de sanidade animal.


Luanda, aos 26 de Outubro de 1980 – ANO DO 1º CONGRESSO
EXTRAORDINARIO DO PARTIDO E DA CRIAÇAO
DA ASSEMBLEIA DO POVO

O Director
(Assinatura ilegível)


- “Pepetela” -

Sem comentários: